Rafa Dias, CEO da Dia Estúdio, revelou publicamente sua orientação sexual durante a transmissão da Parada LGBT+
Reprodução/Instagram 02.11.2023
Rafa Dias, CEO da Dia Estúdio, revelou publicamente sua orientação sexual durante a transmissão da Parada LGBT+

Saiu da cabeça do criativo Rafael Dias Machado, o Rafa Dias, CEO da Dia Estúdio, a ideia de transformar os conteúdos dos influenciadores do canal do YouTube em uma programação linear, de 24 horas, totalmente de graça: a Dia TV.

Para a comunidade LGBTQIAPN+ , em especial, a "MTV da internet", como vem sendo chamada, é uma oportunidade de consumir conteúdos que dialogam diretamente com seus integrantes, uma vez que boa parte dos influenciadores são queer.

Desde a estreia em 3 de maio, os números da programação só crescem. “A Dia TV chegou a 1,1 bilhão de visualizações no YouTube, Instagram, TikTok e X. Só em setembro foram 17 milhões de usuários únicos no YouTube. Apenas durante a semana entre os dias 9 e 15 de outubro, alcançamos 3,66 milhões de views — só o encontro icônico da Blogueirinha com a Anitta tem mais de 3,08 milhões de views e 1,39 milhão de horas assistidas”, celebrou o CEO no LinkedIn.

Em entrevista exclusiva ao iG Queer , Rafa revela como teve a ideia de criar a TV na plataforma de vídeos. “Honestamente eu nem sei como essa ideia apareceu na minha cabeça”, começa ele brincando, uma vez que a história tem um pano de fundo mais complexo. O empreendedor de 37 anos, na verdade, estava pensando em desistir da empresa.

“No ano passado eu estava em um momento que tinha decidido que ia desistir da Dia Estúdio. Eu tinha decidido que ia abrir mão de tudo. Eu ia sair fora”, conta Rafa, que revela o motivo.

“Era uma decisão pessoal, porque a Dia Estúdio tinha se tornado uma empresa muito grande. No primeiro ano eu passava 100% do meu tempo dentro do estúdio, fazendo aquilo que eu amo, e no nono [ano] eu passava 0% do meu tempo dentro do estúdio e 100% resolvendo questões empresariais de uma empresa desse tamanho: recursos Humanos, administrativo e todas as questões que o CEO precisa fazer.”

O empresário conta que nunca se imaginou nesse papel de empreendedor: “Nunca foi uma coisa que eu queria”, o que estava o deixando infeliz. “Inclusive, meu pai sempre teve uma empresa, uma gráfica, e eu falava: ‘A última coisa que eu quero ter na vida é uma empresa, porque eu não quero ter que me preocupar com isso’”, diz.

Ele continua: “Eu cheguei para os sócios da empresa, que hoje são diretores de determinadas áreas, e falei: ‘Olha, para mim deu, chega, não dá mais’. Eles falaram: ‘Beleza, você vai sair da Dia [Estúdio], mas você vai fazer o que da sua vida? Eles me fizeram pensar.”

Os sócios então propuseram que Rafa utilizasse a empresa para um novo projeto, ao invés de cortar totalmente as relações. “Fiquei semanas pensando sobre aquilo, sobre o que eu poderia fazer.”

Uma TV de 85 polegadas mudou toda a história

Rafa Dias
Reprodução/Instagram 02.11.2023

O CEO da Dia Estúdio e criador da Dia TV, Rafa Dias

Foi a partir da aquisição de um novo produto, um aparelho de televisão de 85 polegadas, que a Dia TV começou a nascer.

“Eu não ligava essa TV porque não me identificava com os canais lineares que existiam. Eu não me assistia, eu não me via, eu não tinha uma identificação com os canais de TV naquele momento” , conta Rafa Dias, que diz que o problema também se estendia às plataformas de streamings.

“E eu também entrava nos streamings, mas tinha que escolher o que eu ia ver, então eu ficava com uma certa ansiedade de talvez escolher a coisa errada, ou que eu deveria estar prestando atenção em 100% daquilo que eu estava vendo, porque quando você vai ver um episódio de uma série, você não pode deixar passando, você tem que prestar atenção naquilo e às vezes eu só queria uma companhia mesmo.”

Essas experiências fizeram Rafa pensar: “‘E se a Dia Estúdio criasse um canal de TV?’. Lógico que a gente já tem anos fazendo isso. A gente já faz produção de conteúdo linear. A gente já ficou cinco dias ao vivo, a gente já fez muito conteúdo ao longo desses anos todos para eu poder pensar nisso.”

O empreendedor conta também que utilizou dados para estruturar sua ideia. “Juntei dados de várias informações de mercado, que foram contribuindo para essa ideia se formar, dados que hoje apontam que o YouTube tem metade da audiência de consumo de dados nas Smart TVs. A outra metade são os streamings.”

Ele continua: “E, por quê? Porque o YouTube é de graça. Eu já sabia que o número de assinantes de banda larga no Brasil cresce mês a mês, o número de lares com Smart TV também. O YouTube tem metade dessa fatia sozinho.”

O CEO da Dia Estúdio e criador da Dia TV, Rafa Dias
O CEO da Dia Estúdio e criador da Dia TV, Rafa Dias, com influenciadores da Dia Estúdio
O CEO da Dia Estúdio e criador da Dia TV, Rafa Dias
O elenco e apresentadores da 'Corrida das Blogueiras', temporada cinco, e o CEO da Dia Estúdio e criador da Dia TV, Rafa Dias
O CEO da Dia Estúdio e criador da Dia TV, Rafa Dias com o casal Diva Depressão e a apresentadora Gabie Fernandes
O CEO da Dia Estúdio e criador da Dia TV, Rafa Dias
O CEO da Dia Estúdio e criador da Dia TV, Rafa Dias
O CEO da Dia Estúdio e criador da Dia TV, Rafa Dias
O CEO da Dia Estúdio e criador da Dia TV, Rafa Dias
O CEO da Dia Estúdio e criador da Dia TV, Rafa Dias
O CEO da Dia Estúdio e criador da Dia TV, Rafa Dias
O CEO da Dia Estúdio e criador da Dia TV, Rafa Dias
O CEO da Dia Estúdio e criador da Dia TV, Rafa Dias
O CEO da Dia Estúdio e criador da Dia TV, Rafa Dias
O CEO da Dia Estúdio e criador da Dia TV, Rafa Dias

“Fui juntando essas informações todas e cheguei na ideia da TV. Acho que hoje é a melhor ideia que eu já tive”, afirma Rafa com orgulho. “Da ideia até a gente entrar no ar levou um ano. A gente passou esse período produzindo os conteúdos e planejando isso tudo. Toda essa comunicação foi muito planejada.”

“A nossa grande preocupação era que as pessoas entendessem onde elas iam assistir, principalmente o público dos criadores, porque foram eles que anunciaram, então o público deles precisava entender. A gente queria também mostrar que era de graça e 24 horas por dia.”

Trio do sucesso

A Dia Estúdio está recheada de influenciadores LGBTs. De todos os destaques os mais conhecidos e volumosos em audiência são a personagem Blogueirinha, o casal Diva Depressão e a drag queen Lorelay Fox.

“Quando a gente começou todos os criadores, todos os programas, todo mundo teve o mesmo espaço e a mesma chance durante as conversas para desenvolver seus programas [...] A gente tem que fazer várias tentativas e vão ter aquelas que vão dar muito certo. Diva Depressão, Lorelay e Blogueirinha são programas com milhões de visualizações. Segurar essa audiência pelo tempo que eles seguram é muito difícil. Raro, hoje em dia”, conta o empresário.

Lorelay Fox é drag queen há pelo menos 13 anos e faz parte do elenco da Dia Estúdio
Reprodução/Instagram 04.07.2023
Lorelay Fox é drag queen há pelo menos 13 anos e faz parte do elenco da Dia Estúdio

Rafa complementa: “Hoje estamos muito focados no entretenimento. A gente fala sobre todas as questões que transpassam a história da nossa comunidade [LGBTQIAPN+], mas esse não é o nosso foco principal, quando a gente está produzindo os nossos conteúdos. Isso é pano de fundo para essa mensagem. Então a gente consegue com humor fazer as pessoas tomarem consciência de muitas coisas.”

Como exemplo, o empreendedor cita o reality “Corrida das Blogueiras”, do Diva Depressão, que estreia a quinta temporada no próximo dia 7. “Quando a gente vê que as pessoas estão assistindo um casal gay apresentando um reality show, é isso, a mensagem já está ali. Eles estão juntos há treze anos.”

O casal Diva Depressão está junto há quase 15 anos
O casal Diva Depressão está junto há quase 15 anos
O casal Diva Depressão está junto há quase 15 anos
O casal Diva Depressão está junto há quase 15 anos
O casal Diva Depressão está junto há quase 15 anos
O casal Diva Depressão está junto há quase 15 anos
O casal Diva Depressão está junto há quase 15 anos
O casal Diva Depressão está junto há quase 15 anosO casal Diva Depressão está junto há quase 15 anos
O casal Diva Depressão está junto há quase 15 anos
O casal Diva Depressão está junto há quase 15 anos
O casal Diva Depressão está junto há quase 15 anos
O casal Diva Depressão está junto há quase 15 anos
O casal Diva Depressão está junto há quase 15 anos
O casal Diva Depressão está junto há quase 15 anos
O casal Diva Depressão está junto há quase 15 anos
O casal Diva Depressão está junto há quase 15 anos
O casal Diva Depressão está junto há quase 15 anos
O casal Diva Depressão está junto há quase 15 anos
O casal Diva Depressão está junto há quase 15 anos
O casal Diva Depressão está junto há quase 15 anos
O casal Diva Depressão está junto há quase 15 anos


Sucesso incontestável, o “De Frente com Blogueirinha”, apresentado por Bruno Matos, inspirado no “De Frente com Gabi”, da apresentadora Marília Gabriela, também é um programa da grade da Dia TV que privilegia a comunidade queer.

Além de Bruno ser uma pessoa LGBT+, entrevistados como Pabllo Vittar , Gloria Groove , Urias, Pocah, Preta Gil, Anitta , Danny Bond, Wanessa Wolf , Lia Clark , Pedro Sampaio , Grag Queen — todos LGBTs — já participaram de episódios.

“O ‘De Frente com a Blogueirinha’ acho que é mérito muito do Bruno, o personagem que ele criou. Acho também que tem muito a ver com a maturidade dele. O talento dele é genial. A gente tem tido muitas conversas com os entrevistados e também pensado bem neles para que justamente funcione”, finaliza Rafa Dias.

Agora você pode acompanhar o iG Queer também no  Instagram!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!