Pabllo Vittar faz 30 anos: veja trajetória e conquistas da drag queen

Pabllo Vittar, a cantora drag queen brasileira que nasceu em São Luís, no Maranhão, em 1 de novembro de 1993, está completando 30 anos nesta quarta-feira (1)

Conhecida por seu ativismo em prol dos direitos das pessoas LGBTQIA+, hits e carisma, Pabllo tem construído um legado ao longo dos últimos anos. Para celebra o aniversário da artista, relembre algumas das principais etapas de sua carreira!

Infância e adolescência

Pabllo Vittar, cujo nome de nascimento é Phabullo Rodrigues da Silva, passou a infância e a adolescência no interior do Maranhão e do Pará. Durante os períodos, frequentou diversas aulas de balé clássico e jazz. Aos 16 anos, mudou-se para Indaiatuba, em São Paulo, para tentar começar a carreira artística.

Reprodução/Instagram 18.07.2023

Início da carreira

A carreira de Pabllo Vittar começou em 2015, com o lançamento da sua música de estreia, "Open Bar", uma versão de "Lean On" (do grupo de música eletrônica norte-americano Major Lazer). No mesmo ano, a drag realizou sua primeira turnê nacional, "Open Bar Tour", ganhando visibilidade no movimento LGBT.

Reconhecimento nacional

Em janeiro de 2016, Pabllo Vittar foi apresentada na TV como vocalista da banda do "Amor & Sexo", programa comandado por Fernanda Lima na TV Globo. Isso marcou o início de seu reconhecimento em nível nacional. Depois, ela nunca mais saiu de destaque.

Sucesso internacional

Pabllo Vittar colaborou com vários artistas internacionais notáveis. Algumas dessas colaborações incluem “Lento (Brabo Remix)” com Lauren Jauregui, “Flash Pose” com Charli XCX e “Sua Cara” com Major Lazer. Ela também trabalhou com artistas como Diplo, Thalia e Lady Gaga no remix de “Fun Tonight”. Além disso, foi a primeira drag queen a ser indicada ao Grammy Latino 2 vezes e a se apresentar no festival Coachella, nos EUA.

Eras da Pabllo

Reprodução/Instagram 18.07.2023

Open Bar (2015)

Este é o EP de estreia da Pabllo Vittar, que inclui a música "Open Bar", uma versão de "Lean On" do Major Lazer. Este EP marcou o início de sua carreira e trouxe atenção da mídia para a drag queen.

Reprodução

Vai Passar Mal (2017)

É o primeiro álbum de estúdio de Pabllo. O álbum inclui hits como "Todo Dia", "K.O." e "Corpo Sensual", que ajudaram a solidificar a posição da drag no cenário musical brasileiro. O álbum contém participações de Mateus Carrilho, Rico Dalasam, Diplo, Laura Taylor e Lia Clark.

Não Para Não (2018)

Este é o segundo álbum de estúdio da Pabllo Vittar. O álbum inclui a música "Problema Seu", que se tornou um grande sucesso. Além de Buzina, Seu Crime, Disk Me, e as colaborações Ouro (com Urias), Trago seu Amor de Volta (com Dilsinho) e Vai Embora (com Ludmilla).

Reprodução/Instagram 18.07.2023

111 (2020)

Este álbum marca uma nova fase na carreira de Pabllo, com músicas em português, inglês e espanhol, mostrando sua versatilidade como artista. O álbum contém colaborações com Charli XCX, Ivete Sangalo, Thalía, Psirico e Jerry Smith.

Reprodução/Instagram 18.07.2023

Batidão Tropical (2021)

É o quarto álbum da carreira da artista, e traz a sonoridade do tecnobrega. O álbum mostra a evolução da Pabllo como artista e sua capacidade de experimentar diferentes gêneros musicais. A drag, inclusive, já confirmou o segundo volume do projeto.

Reprodução/Instagram 18.07.2023

I Am Pabllo (2022)

I Am Pabllo é o primeiro álbum ao vivo da drag queen, sendo lançado em comemoração aos cinco anos da carreira da cantora com faixas dos álbuns anteriores.

Reprodução/Instagram 20.02.2023

Noitada (2023)

O álbum traz a narrativa de início, meio, fim e o depois – conhecido como "after" — compondo uma verdadeira "Noitad". Com 11 faixas, o trabalho segue com a versatilidade da artista. Gloria Groove, Mc Carol, Anitta e O Kannalha estão entre as colaborações do álbum.

Divulgação

After (2023)

É o quarto álbum de remixes da Pabllo Vittar. Conta com regravações do quinto álbum de estúdio, "Noitada". Ou outros álbuns de remixes da Pabllo são: “Vai Passar Mal Remixes” (2017); “NPN Remixes” (2019); “111 Deluxe” (2020).

Reprodução/Instagram 18.07.2023

Parabéns, Pabllo!

Pabllo Vittar é um ícone para a comunidade LGBTQIAP+, quebrando barreiras e desafiando normas de gênero por meio de sua música e presença pública. Sua coragem e autenticidade inspiram muitos jovens a abraçar suas próprias identidades, promovendo a aceitação e o amor-próprio, tornando-se um farol de esperança e positividade.

Reprodução/Instagram 18.07.2023

Quer saber mais?

Acompanhe todos os conteúdos do iG Queer! Basta acessar o site no link abaixo.

Maicon Douglas

Veja mais Top Stories