Bangu, bairro da zona oeste da capital fluminense, vai receber a primeira edição do Festival Drag Zona Oeste. O evento na Areninha Carioca Hermeto Pascoal, ocorrerá no dia 13 de abril, e vai disponibilizar mais de 4 mil reais em premiação para as melhores performances.
A cultura drag queen é uma arte que tem relevância histórica, política, científica e humanista e foi incorporada à comunidade LGBT+ em meados dos anos 1960, nos Estados Unidos . Ela tem origem nas roupas usadas por homens que queriam exagerar na sua expressão de feminilidade.
Ao todo, 20 drags irão competir e as premiações estão divididas em:
- Prêmio Super Z.O;
- Prêmio Mídia, com maior compartilhamento e likes das candidatas no Instagram;
- Prêmio Torcida, para quem levar a maior torcida no dia do evento;
- Prêmio Presença Cênica;
- Prêmio Dublagem, definido pelo júri técnico;
- Prêmio Figurino, também definido pelo júri técnico;
- Prêmio Make, com a melhor caracterização.
-
Alessandra Salazary, produtora executiva do projeto, reforça que o festival é uma forma de levar entretenimento e difundir a cultura drag para combater o preconceito que paira sobre a população LGBTI+ na sociedade, ao legitimar em espaço cultural público uma ação feita por pessoas da cultura LGBTI+.
“Esses espaços, além das ações não serem serem fortalecidas, ainda sofrem um preconceito muito grande, e em um momento em que essa pauta está se fortalecendo cada vez mais, e sendo um dever dos equipamentos fortalecerem o acesso, não só a quem assiste, mas, também a quem produz esses espetáculos”, afirma.
“O evento procura mostrar as drags como artistas inseridos na cultura brasileira, afastando os
preconceitos
dessa arte que gerou tantos e importantes ícones, como Isabelita dos Patins, e que hoje mantém o espírito transgressor do passado, mas [está presente em] reality shows com enorme audiência mundial”, explica Sérgio Abrahão, diretor da ONG Subúrbio Carioca, envolvida no projeto.
Para compor o evento, a Areninha Hermeto Pascoal será ambientada cenograficamente com iluminação por toda parte, dentro e fora do espaço de apresentação, incluindo a varanda e o bar.
Haverá ainda um "Dragdrop", — com as marcas do fomento e do projeto —, espaço onde o público e os artistas poderão ser fotografados. Além disso, haverá também uma feira gastronômica e de moda com 20 expositores que dará o tom comercial da economia criativa do evento.
O Festival Drag Zona Oeste também contará com DJ para atuar na ambientação sonora e para as apresentações das drags. O evento garante a acessibilidade, disponibilizando uma intérprete de libras drag no palco.
A drag queen Shannon Skarllet fará uma apresentação especial. Shannon iniciou sua carreira como ator aos 13 anos e ingressou no curso de Atuação Cênica na Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
em 2019.
Destacou-se como drag queen, vencendo competições como "Queens, o concurso", "Dragstar" e "The Queen Brasil", além de representar a RuPaul no Desfile das Escolas de Samba em 2022.
Participou ainda do "Drag Race Brasil" em 2023, chegando ao top 5 e tornando-se reconhecida por levantar a questão da representatividade de drags negras na cena carioca.
Programação
O evento, com a feira cultural, começa às 17 horas, com recepção de Door Stefany Drag e contará com a Mestra de Cerimônia Alessandra Salazary. Os shows de abertura começarão às 19 horas com Monique Rayson e Lisa Williams.
Nos intervalos, DJ Yanka Dahrk se apresenta e o show de encerramento fica por conta de Eleonora Dior, artista cover da cantora Alcione. A festa seguirá até às 2 horas com a apresentação da DJ Yanka Dahrk.
SERVIÇO
Festival Drag Zona Oeste
Quando:
13 de abril de 2024
Onde:
Areninha Carioca Hermeto Pascoal - Praça Primeiro de Maio, s/n - Bangu, Rio de Janeiro - RJ
Horário:
A partir das 17 horas
Entrada Gratuita