Luca Kumahara, o primeiro atleta trans masculino do tênis de mesa mundial, poderá disputar competições de oficiais pela categoria masculina. A Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) aprovou a troca de categoria do esportista. Luca já havia se despedido da categoria feminina em maio deste ano, quando iniciou o tratamento hormonal para a transição de gênero.
Após solicitação da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, a ITTF criou um grupo de estudos dedicados unicamente para o caso de Luca, pelo ineditismo da questão.
Quando o mesatenista adotou o nome social , ainda precisou continuar participando de competições na categoria feminina. Sua última participação em competições femininas ocorreu no Mundial disputado na África do Sul , em maio deste ano. Agora, Luca está oficialmente autorizado a participar de competições masculinas.
Em entrevista ao Grupo Globo, Luca disse que se tivesse mais acesso à informações sobre as questões de gênero poderia ter realizado a transição mais cedo. Ao LANCE!, o mesatenista sintetizou que o fato de o esporte estar inserido na lógica binária de gênero , a transição do atleta pode ter demorado mais do que ele imaginava.
"Difícil saber como seria a minha história se eu não tivesse no esporte. Mas tenho quase certeza, por sempre ter tido a certeza de que eu era um menino que, se eu não fizesse parte do meio esportivo, eu teria tirado isso de mim a mais tempo. Talvez quando criança, ou adolescente. Também, considerando o cenário real, não se falava muito na época que eu era criança e adolescente."
Agora você pode acompanhar o iG Queer também no Instagram!