A Marcha Trans e Travesti ocorreu do Rio de Janeiro, em novembro de 2022, 27 anos após a última edição.
Rai do Vale
A Marcha Trans e Travesti ocorreu do Rio de Janeiro, em novembro de 2022, 27 anos após a última edição.

O grupo Marcha Trans e Travesti do Rio de Janeiro fará um ato de ocupação para chamar a atenção sobre o Dia Nacional da Visibilidade Trans e Travesti.

O ato está marcado para o próximo domingo, 29 de janeiro, data em que se celebra a existência das pessoas trans . A ocopação ocorrerá no Posto 1 da praia do Leme, na zona sul do Rio, a partir das 10h.

"Corpos dissidentes, como corpos de homens trans , pessoas transmasculinas , travestis , mulheres trans  e pessoas não binárias são empurrados à marginalização de diversas formas.

Ainda hoje, são corpos relegados à noite e ao lugar de objeto de estudo. Ocupar uma das praias mais elitizadas do Rio de Janeiro no Dia Nacional da Visibilidade Trans carrega o simbolismo de se apropriar da narrativa sobre seus corpos e suas vivências.

Significa exercer o direito pleno à cidadania, ao lazer, à celebração da vida, em contraponto ao noticiário de dor e exclusão em que comumente são colocados como protagonistas" , diz um comunicado do grupo sobre o ato.

Com o apoio de organizações do movimento trans como Fórum TT, Liga
Transmasculina João W. Nery, Fonatrans, Grupo Pela Vidda RJ e Mães da Resistência, o ato marca a abertura da programação da Marcha Trans e Travesti do Rio de 2023.

Em novembro do ano passado, após 27 anos, a Marcha voltou a ocorrer na capital fluminense e teve como tema “Transcendendo a Política”, em alusão ao ano eleitoral de 2022, à onda de conservadorismo que a extrema direita trouxe ao país e os posicionamentos LGBTfóbicos do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro.


Agora você pode acompanhar o iG Queer também no Telegram!  Clique aqui para entrar no grupo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!