A minissérie brasileira “Máscaras de Oxigênio (Não) Cairão Automaticamente” está sendo produzida pela HBO Max e terá como tema principal a epidemia de Aids no Brasil nos anos 80, retratando as dificuldades para obter os medicamentos para combater a doença.
Na minissérie, Fernando (Johnny Massaro) é um comissário de bordo que, em suas viagens para os Estados Unidos, traz remédios, incluindo o coquetel AZT para pacientes em estado avançado da Aids para o país. Na época, o medicamento capaz de amenizar os efeitos do HIV no corpo ainda não era autorizado em território brasileiro pela Anvisa.
Além de Johnny Massaro, Ícaro Silva também estará na minissérie interpretando Raul, que trabalha numa boate que acolhe vítimas da doença, e é amigo de Fernando.
O elenco já conta com alguns outros nomes anunciados, como a atriz Bruna Linzmeyer, Igor Fernandez e a atriz Carla Ribas, que interpretará a mãe do personagem de Johnny Massaro.
Pensando na representatividade da produção, Ícaro Silva, Johnny Massaro , Bruna Linzmeyer e Igor Fernandez também são pessoas da comunidade LGBTQIAP+ na vida real.
Há outros personagens importantes: duas comissárias de bordo e um piloto. Todos eles entraram no esquema por motivos diferentes. Além disso, a médica infectologista Marcia Rachid, autora do livro “Manual de HIV / Aids”, contribuiu para o trabalho de pesquisa da série.
Os roteiros são de Patricia Corso e Leo Moreira e a direção-geral, de Marcelo Gomes. A trama, em cinco episódios, é inspirada em histórias reais.
As gravações estão previstas para novembro e acontecerão no Rio. A estreia será em 2024.
Agora você pode acompanhar o iG Queer também no Instagram!