O
roteiro original
da sequência de "Pantera Negra"
, "Wakanda Para Sempre"
, foi vazado em uma conta dedicada à Marvel, estúdio que produziu os longas, na rede social Reddit. O que chamou a atenção é que uma cena de
beijo lésbico
estava prevista para entrar no filme, mas não apareceu no corte final.
A demonstração de afeto LGBTQIAP+ aconteceria entre as personagens Ayo (Florence Kasumba) e Aneka (Michaela Coel)
, que no filme que foi aos cinemas se resumiu a um simples beijo na testa, em uma forma de indicar que as guerreiras estavam envolvidas romanticamente.
A cena cortada do roteiro original mostrava as duas no apartamento de Aneka durante uma festa. Ayo anuncia, então, que está lá em nome dos Anciãos, que gostariam de oferecer a restauração de Aneka como uma Dora. Aneka aceita e dá um beijo na bochecha de Ayo, que retribui com um beijo na boca.
A distribuição do longa é feita pela Walt Disney Studios Motion Pictures, que já demonstrou comportamentos LGBTfóbicos anteriormente ao censurar personagens queer em suas produções.
Em março do ano passado, a revista Variety publicou uma carta dos “funcionários LGBTQIA+ da Pixar e seus aliados”, escrita em resposta ao pronunciamento do CEO da Disney, Bob Chapek, em apoio ao projeto de lei “Don’t Say Gay” (“Não diga Gay”, em tradução livre).
A proposta proíbe os professores de escolas públicas do território da Flórida, nos Estados Unidos, de falarem sobre orientação sexual e identidade de gênero em salas de aula.
A carta dos funcionários também afirma que a Walt Disney Company está impedindo a criação de enredos e personagens LGBTQIAP+ entre as produções da companhia. De acordo com o texto, executivos da Pixar pedem para que animadores retirem cenas que "demonstram afeto abertamente gay" de filmes.
"Wakanda Forever" ainda pode ser visto nos cinemas nacionais, mas chegará ao streaming Disney Plus em 1º de fevereiro.
Agora você pode acompanhar o iG Queer também no Telegram, aproveite e entre no nosso grupo! Siga também o perfil geral do Portal iG.