A drag queen Ruth Venceremos foi escolhida pelo ministro da Secretaria Especial de Comunicação Social , Paulo Pimenta , para atuar como assessora de Diversidade e Participação Social na pasta do novo governo Lula.
Ruth é militante do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) , defensora das pautas LGBTQIAPN+ e do movimento negro , além de diretora do coletivo artístico Distrito Drag. A artista também é a primeira suplente de Deputada Federal, pelo Partido dos Trabalhadores (PT), do Distrito Federal. Ela é formada em pedagogia e possui mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
“O meu corpo, por si só, já fala, como eu costumo dizer. Sou uma bicha preta, nordestina, do interior do Pernambuco, com trajetória no MST. A gente viu que, no último período, as pautas que envolvem os direitos humanos foram excluídas do espaço do Executivo”, afirmou Ruth em entrevista à Folha de S. Paulo.
Quem é Ruth Venceremos?
Ruth Venceremos é a persona drag de Erivan Hilário dos Santos , que criou o alter ego em 2015 para combater a a LGBTfobia dentro do MST, movimento do qual ela faz parte desde os 13 anos de idade.
Nas redes sociais, Ruth agredeceu a "confiança e ousadia de Paulo Pimenta", em convidar uma "drag queen, preta, nordestina, sem terra", para integrar a equipe da Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República.
"Ao assumir a Assessoria de Diversidade e Participação Social, aprofundo e renovo meu compromisso com a justiça social, a promoção da diversidade, da garantia dos direitos humanos e da democracia popular com efetiva e diversa participação social. Sei que o trabalho de reconstrução do nosso país é árduo e será feito por todos os corações brasileiros, e por isso, mais uma vez, continuaremos caminhando juntos, porque só assim venceremos todos os novos desafios que temos pela frente. Me sinto pronta!", declarou.
Agora você pode acompanhar o iG Queer também no Telegram, aproveite e entre no nosso grupo ! Siga também o perfil geral do Portal iG.