Tarciana Paula Gomes Medeiros foi anunciada na última sexta-feira (30) como a nova líder do Banco do Brasil pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
A executiva trabalha na instituição financeira desde 2000 e há três anos atua como gerente executiva. Nordestina, negra e defensora das causas LGBT, ela será a primeira mulher, e lésbica, a presidir o banco desde a sua fundação, em 1808.
Em 2021, ela respondeu pela diretoria de clientes do banco. Dentre outros pontos, ela determina estratégia comercial, planejamento, gestão e desenvolvimento de ações para interações com clientes em canais digitais.
Tarciana tem 44 anos, é bacharel em Administração de Empresas e pós-graduada em Administração, Negócios e Marketing. Ela iniciou a carreira no BB na agência de Posto da Mata (BA), chegando ao primeiro cargo de gestão já em 2002.
Natural de Campina Grande (PB), a executiva é de origem humilde e começou a vida profissional aos 10 anos como feirante. Na década de 1990, foi professora antes de entrar no BB.
De 2013 a 2018, ela assumiu a Superintendência Comercial da BB Seguros, parte do conglomerado do banco, e uma das maiores empresas da área de seguros na América Latina. Em 2018, ela se tornou executiva na Diretoria de Empréstimos e Financiamentos do Banco.
Para a presidência da Caixa Econômica Federal também foi escolhida uma mulher. Rita Serrano é conselheira do banco desde 2014 e funcionária há três anos. Ela já foi presidente do Sindicato dos Bancários do ABC Paulista de 2006 a 2012 e coordenava o comitê de defesa de empresas públicas.
]Agora você pode acompanhar o iG Queer também no Telegram! Clique aqui para entrar no grupo. Siga também o perfil geral do Portal iG.