A ministra do Esporte, Ana Moser , disse que atletas transexuais devem ser tratados com “condições de inclusão” e afirmou que “há parâmetros que estão sendo avaliados e testados na prática” para que isso aconteça, como tempo de transição e nível de hormônios.
“Temos de tratar [pessoas transsexuais] com todo respeito e condições de inclusão. Já avançamos muito nesses parâmetros com algumas experimentações, porque algumas federações têm mais liberdade em alguns lugares do mundo […]. Temos que buscar dar o tratamento mais cidadão e civilizatório”, disse a ministra em uma entrevista concedida ao site Poder360, nesta quinta-feira (5).
Moser não nega haver uma discussão ideológica e “muito barulho” em torno do tema, mas salienta que é preciso ter “todo cuidado” para respeitar os direitos estabelecidos e acompanhar os “avanços” que a ciência faz em torno do tema.
A nova ministra chegou ao cargo com o desafio de levar o esporte para as pessoas como forma de educação e inclusão. A missão dada para ela pelo presidente Lula (PT) é a de transformar o esporte num mecanismo que atenta aos mais necessitados.
Agora você pode acompanhar o iG Queer também no Telegram, aproveite e entre no nosso grupo! Siga também o perfil geral do Portal iG.