Acân Simões e Matheus Jade Esseyah venceram o Mister Trans Brasil e Internacional, respectivamente
@ursopretodafavela / @casadoursocomunica
Acân Simões e Matheus Jade Esseyah venceram o Mister Trans Brasil e Internacional, respectivamente

O novo Mister Brasil Trans , Acân Simões , 21 anos, paulista de Itaquera, foi anunciado como o  homem trans mais bonito e empoderado do país no início da madrugada desta quarta-feira (7). Em uma noite de muita emoção, sorrisos e lágrimas, o público presente no Teatro Novotel Jaraguá, em São Paulo, conheceu o jovem eleito entre 28 candidatos. E pela primeira vez, o Mister Trans realizou um concurso internacional , reunindo candidatos de outros países. O tunisiano Matheus Jade Esseyah , 24 anos, foi eleito o primeiro Mister Trans Internacional.

“Eu sou o único preto retinto aqui no Mister Brasil Trans. É muito importante que nossos corpos estejam presentes em todos os espaços. O racismo estrutural faz a gente achar que não pode estar nos lugares. Por isso, eu agradeço a minha ancestralidade que abriu as portas para eu estar aqui recebendo a faixa de Mister Brasil Trans”, disse o jovem da Zona Leste paulistana.

Vencedor do Mister Brasil Trans 2021, o carioca Bernardo Rabelo  subiu ao palco para passar a coroa para Acân. Dois candidatos chegaram ao momento final: Lorenzo Zimon, Mister Paraíba, e Simões, que acabou levando. 

Ao receber a coroa, ele homenageou dois homens trans: Demétrio Campos, jovem baiano que virou símbolo da luta dos homens trans , e Nathan Santos. Vítima de transfobia, Demétrio cometeu suicídio em 2017, aos 23 anos. Nathan Santos foi o primeiro preto retinto a concorrer ao Mister Brasil Trans, no ano passado.

“Nós também precisamos deste espaço para celebrar a nossa existência e a nossa beleza. Vai muito além de estética. A sociedade ainda não consegue olhar para a gente e ver a nossa beleza de verdade”, adicionou o Mister.

Além disso, a negritude se fez presente de forma potente na segunda edição do Mister Brasil Trans. Três candidatos negros chegaram ao top 6. A cerimônia de coroação foi aberta com a apresentação do rapper All Ice e do DJ Tayan e foram acompanhados por um homem trans preto e uma mulher trans preta, o ativista Gab Van, um dos produtores do Mister Brasil Trans, e Lyandra Kelly, moradora da Casa Florescer, abrigo para mulheres trans e travestis. 

Mister Internacional Trans

A edição deste ano trouxe a grande novidade de uma competição internacional. Três candidatos concorreram à coroa. Matheus Jade Esseyah, da Tunísia; Edan Mar, da Colômbia; e Fahim Qasem representando o Brasil. Antes de ser anunciado, o vencedor já havia conquistado o público presente com seu carisma. O jovem de 24 anos que deixou a Tunísia para fugir da transfobia institucionalizada conquistou no Brasil o título de Mister Trans Internacional.

“Eu quero ajudar os homens trans da Tunísia e do Brasil. No meu país, a gente não tem acesso à terapia hormonal. Se a gente denuncia, acaba preso. Eu tinha denunciado essa realidade em minhas redes sociais e acabei obrigado a deixar a Tunísia. Meu plano era inicialmente ir para a França, mas como a Tunísia não tem relações diplomáticas com a França, a solução seria ir para um país onde esse caminho pudesse ser feito e assim vim para o Brasil. A ideia era ficar apenas uns meses, mas eu me apaixonei pelo Brasil e é aqui que eu quero ficar. Eu quero ser uma voz para ajudar homens trans da Tunísia e do Brasil”, disse ele.

O Produtor-executivo e cofundador do Mister Brasil, Esteban Rodrigues celebrou o evento e sua importância. 

"A celebração da transmasculinidade e do Mister Trans perpassa um processo diário de resistência e potência, além de ressignificação do que é masculinidade e como se afastar de uma leitura ‘cisgênera’, violenta, tóxica, machista. É por continuarmos vivos, ocupando e transgredindo espaços, que o Mister Trans existe. Um confinamento com mais de 30 realidades, vivências, experiências e construções subjetivas”, afirmou.

Ele ainda completou dizendo ser um equívoco apontar que o concurso se trata apenas de beleza, quando se criam possibilidades políticas, culturais, esportivas, sociais e sensíveis . “Esse é o maior encontro de transmasculinidades do mundo, não apenas enquanto competição, mas construção de afetos, amizades, relacionamentos e empatia. Quem entra no Mister Trans Brasil ou Internacional, nunca sai o mesmo”, concluiu.

A edição de 2023 foi confirmada e, para aqueles que desejam participar, é fundamental acompanhar as redes sociais do Mister Brasil Trans , pois em breve novas inscrições serão abertas. 

Agora você pode acompanhar o iG Queer também no Telegram! Clique aqui para entrar no grupo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!