Bernardo Rabello, o vencedor do Mister Brasil Trans
Tomás Araújo/Mister Brasil Trans
Bernardo Rabello, o vencedor do Mister Brasil Trans

Na noite de terça-feira (9), em uma festa de celebração da amizade, aconteceu a final do Mister Brasil Trans 2021, onde foi apresentado o grande vencedor do concurso: o modelo Bernardo Rabello, representante do Rio de Janeiro, que foi coroado como o homem trans mais bonito do país.

Rabello, que é agenciado pela mesma empresa de moda em que atua o ator Cauã Reymond, foi escolhido pelo júri entre 25 candidatos como o digno do título de “melhor entre os melhores”, representado por uma coroa e uma faixa.

Sensibilizados ao conhecer as histórias dos participantes, a médica Daniela Cornelio presenteou dois candidatos com a orientação para realizar duas cirurgias de mastectomia (retirada das mamas), que é um desejo de muitos homens trans. E o médico Janssen Carvalho ofereceu ao grande vencedor orientações para a realização de harmonização facial, capilar e corporal.

“Eu quero levar a voz da comunidade trans. Dizer que nós podemos, que temos direitos. Mais importante que a minha vitória pessoal, este concurso é a vitória da visibilidade de nossos corpos. Nossos corpos precisam ser vistos. Todos nós somos plurais e somos lindos”, disse Bernardo Rabello.

Mister Trans São Paulo 2021

João Daniel comemorou com gesto simbólico
Tomás Araújo/Mister Brasil Trans
João Daniel comemorou com gesto simbólico

Na grande noite de premiações, além de eleger o “homem trans mais bonito do Brasil de 2021”, também foi apresentado o vencedor regional, Mister São Paulo, que irá concorrer ao Mister Brasil Trans 2022. Os participantes da eliminatória paulista foram os primeiros a entrar no palco do Teatro Santo Agostinho, no bairro da Liberdade. Logo após, entraram os candidatos da final nacional.

As etapas da competição remetem aos grandes concursos de beleza internacionais. Os candidatos entraram em trajes de banho, arrancando muitos suspiros e elogios da plateia. Depois, os participantes voltaram ao palco em traje de gala, novamente sob aplausos.

Ao final do desfile, o primeiro grande momento veio com o anuncio do vencedor do Mister São Paulo 2021, o representante de Jundiaí, João Daniel, que celebrou a vitória com o punho cerrado para o alto, gesto símbolo para o movimento negro.

“Não é apenas sobre mim, é sobre todos os homens trans pretos que eu quero ver representados neste palco. É sobre meus ancestrais, é sobre todas as pessoas que vieram torcer por mim. É muito importante, como homem trans preto, ser o Mister Trans São Paulo”, disse o vencedor.

Vencedor abre mão de cirurgia pelo desejo de ser pai

João Daniel foi um dos contemplados com a mastectomia, mas decidiu recusar a cirurgia por uma causa bem pessoal. Ele pretender ser pai, gerando e amamentando o filho.

“A mastectomia não é um sonho meu agora. Eu penso em gerar e amamentar. Se eu for fazer a mastectomia, será daqui a 10 anos. Tem outros meninos que precisam mais agora. Se eu posso gerar uma criança, seria egoísta da minha parte colocar meu desejo de ser pai para ser realizado por uma mulher cisgênero. Por isso, eu estou abrindo mão deste presente que recebi”, declarou.

Logo após, começou o anúncio do Top 15. A cada nome anunciado, as pessoas na plateia iam ao delírio na expectativa de ver o participante que preferido entre os melhores da competição.

Os eleitos pelo corpo de jurados do Mister Brasil Trans foram

Leia Também

  • Mister Simpatia ficou com Felipe Behrends, o Mister Pantanal.
  • Mister Popularidade ficou com Murilo Alvez, o Mister Juiz de Fora, por receber mais likes na votação realizada pelo Instagram.
  • Mister Top Model ficou com Natan Santos, o Mister Niterói.
  • Mister Live ficou com Nicolas Magalhães, eleito por ter o melhor desempenho em vídeos nas redes sociais.
  • Mister Best Face ficou com Bernardo Rabello, o Mister Rio de Janeiro.
  • Mister Esporte ficou com Mikael Honorato, o Mister Barueri (SP), pelo desempenho nas provas físicas do concurso.
  • Mister Elegância ficou com Caio Birque, o Mister Mato Grosso.
  • Mister Fotogenia ficou com Raphael Rodrigues, o Mister Paraná.

Em mais uma etapa do evento, houve a coroação dos vencedores por região

  • Mister Sudeste ficou com Natan Santos.
  • Mister Norte ficou com Fahim Qasem.
  • Mister Centro-Oeste ficou com Nicolas Magalhães.
  • Mister Nordeste ficou com Dominy Martins.
  • Mister Sul ficou com Raphael Rodrigues.

E então, muitos aplausos foram dados para o grande vendedor da noite, Bernardo Rabello. O rapaz agradeceu aos jurados e ao público presente: “Quero ser uma voz potente pelos homens trans do Brasil”, disse no discurso de vitória.

Os candidatos ficaram hospedados no hotel Ibis Budget Paraíso de sábado (6) até a data do evento, na terça-feira. Uma área do hotel foi reservada para a realização de etapas classificatórias que avaliaram a fotogenia, o desempenho em passarela, além de uma divertida prova de talentos, em que cada um deveria apresentar alguma habilidade. Valia de quase tudo para tentar agradar os jurados. Houve quem soltasse o gogó cantando mesmo com algumas derrapadas na afinação, quem tentasse fazer truque de mágica e até mesmo apresentações de comédia stand-up.

A dor e a redenção com a possibilidade de realizar a mastectomia

Na Casa Florescer, abrigo para LGBTQIAP+, os candidatos tiveram momentos de troca de com as travestis moradoras do abrigo e um encontro emocionante com o padre Julio Lancelotti no último sábado. A moradia também foi palco para a etapa esportiva do concurso. Um disputado jogo de queimado que valia pontos importantes para a classificação final.

Em um lance da partida, o candidato do Rio Grande do Norte, David Lasarotto, acabou sofrendo uma entorse em um dos tornozelos, que ficou muito inchado, ele acabou o fazendo passar a maior parte dos dias dentro do quarto do hotel, para um tratamento intensivo com gelo. No dia seguinte a lesão, David sequer conseguia colocar o pé no chão. Ainda assim, não deixou de se apresentar nas etapas do concurso. Na prova de talentos, revelou habilidade como malabarista, arrancando muitos aplausos da plateia e dos jurados.

A redenção aconteceu na noite de terça-feira, ao anúncio do vencedor do Mister Brasil Trans. Ele ficou em sétimo lugar no concurso, mas como os seis primeiros já tinham realizado a cirurgia de mastectomia, foi o contemplado com o presente, a orientação para a realização da cirurgia.

“Eu não estou acreditando. O coração está saindo pela boca. Eu estou feliz demais. É a realização de um sonho fazer a cirurgia. Mesmo com a dor, eu não quis ficar de fora de nada. Tudo o que eu mais queria era só curtir a cada dia. Viver essa história de amizade que a gente construiu aqui dentro. Tudo o que eu quero agora é tirar a camisa, sentir o vento no meu peito”, disse ele.

Um dos motivos que demonstram a importância da mastectomia foi revelado por Yuri Carvalho, o Mister Bahia. Na manhã desta quarta-feira (10) ele contou sobre a exaustão física provocada pelo uso do binder, material usado por homens trans que não fizeram a cirurgia para a compressão dos seios. “Eu nem consegui festejar com os amigos o fim do concurso de tanta dor na coluna.  Mal conseguia me mexer. Fiquei na cama apenas descansando para fazer a viagem de volta”.

Luan Henrique, o Mister Mato Grosso do Sul e também idealizador do concurso, celebrou o sucesso do primeiro Mister Brasil Trans. “Chorei e vibrei muito pelos candidatos. Fiquei emocionado ao ver o David ganhar a cirurgia, um menino que lutou muito para estar aqui. Foi maravilhoso e espero que o Mister Brasil Trans aconteça mais e mais vezes”, comentou. “Isso foi a melhor experiência da minha vida. Os quatro dias ao lado destes 24 candidatos são inesquecíveis. Ficamos mais unidos. Mais amigos. Eu vou guardar para sempre na minha memória e no meu coração”, declarou. 

Discursos que emocionaram o público

Madrinha do evento, a vereadora Erika Hilton (PSOL) fez um discurso inflamado ressaltando a importância do Mister Brasil Trans. “É mais que uma disputa por beleza. É uma reação à sociedade cisheteronormativa que privilegia o falo, o pau. É uma vitória de nossos corpos contra a transfobia”, afirmou.

Erica Malunguinho, também presente, exaltou o concurso para o empoderamento de homens trans. “Eu vejo como mais um passo para o futuro. Eu vejo como um projeto de afirmação política fundamental. Falar de beleza não é só falar de embalagem, é também falar de nossas interioridades. De a gente se afirmar. O Mister Brasil Trans também dá um recado para sociedade, de uma forma positiva, sobre os padrões, sobre normatividade, sobre exclusão. É poderoso e futurista como estratégia de luta a afirmação e a positividade”, disse ela.

Por fim, o padre Julio Lancelotti aproveitou para pedir pelos mais pobres. “A questão de gênero também perpassa a questão de classe. Muitas travestis, mulheres e homens trans não vão chegar ao palco deste teatro. Por isso, eu peço que defendam os mais pobres. Não esqueçam das travestis moradoras de rua e dos homens trans que estão embaixo das marquises”.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!