A segunda edição do Mister Brasil Trans 2022 começou no último sábado (3) e vai até quarta-feira (7). Candidatos de todo Brasil disputarão a coroa de homem trans mais bonito, politizado e empoderado do país. Este ano a produção traz uma novidade: será realizada a primeira edição do Mister Trans Internacional, com a presença de candidatos do Brasil, Tunísia e Colômbia.
A final, que será no dia 6, vai ser realizada no Teatro Jaraguá Novotel, e os participantes ficarão hospedados no Novotel Jaraguá, em São Paulo. Ao todo são 28 homens trans concorrendo com múltiplas identidades, culturas e ações sociais. O concurso se baseia na representatividade dentro da própria comunidade LGBTQIAP+, focando nas transmasculinidades. A proposta traz a necessidade de quebrar paradigmas e estigmas acerca do corpo trans, especialmente na indústria da moda, para abrir espaços de ação política referentes a consumidores transgênero.
A primeira edição, realizada em 2021, trouxe muita visibilidade para a causa. O evento assume uma posição importante no ativismo LGBT. A primeira etapa foi em setembro deste ano, realizada de maneira virtual. Os candidatos realizaram provas de socialização, por meio dos reels do Instagram, e oratória, que eram livres. As próximas etapas serão presenciais e incluem passarela, postura, esporte, traje de gala e perguntas ao vivo.
Para entrar no evento, deve-se levar 2 kg de alimentos e materiais de subsistência para a Casa Florescer 1, em São Paulo, que promove o acolhimento de mulheres trans e travestis, e a Casa João Nery, que trabalha especificamente com a população transmasculina.
Os candidatos
Acre – Murilo Augusto
Angra dos Reis – Matheus David
Bahia – Rodrigo Alencar
Brooklyn – Victhor Lima
Caxias do Sul – Shai Kolcholinski
Ceará – Caio Barbosa
Colômbia – Edan Mar
Distrito Federal – Oliver Souza
Duque de Caxias – Bernardo Seixas
Espírito Santo – Nathan Meireles
Estado RJ – Diego Pedrosa
Grande ABC – Junior Lima
Grande SP – Arthur Rabelo
Guaianases – David Hilário
Guaramirim MG – Pietro Oliveira
Itaquera – Acan Simões
Mato Grosso – Leandro Gael
Mato Grosso do Sul – Alexandre Clemente
Pantanal – João Vilela
Paraíba- Lorenzo Zimon
Paraná – Zion Sleiman
Região dos Inconfidentes – Arthur Mayan
Rio G. do Sul – Felipe Lascano
Rio G. do Norte – Breno Oliveira
Rondônia – Luan Linhares
Salvador – Yuri Carvalho
São J. dos Campos – Luh Christian
São Paulo – João Daniel
São Roque – Murilo Weyshaupt
Tunisia – Jade Esseyah
Zona da Mata Mineira – Lucca Sad