Dê o close certo na maquiagem de Halloween: aprenda passo a passo para caracterizações com artista queer
Divulgação
Dê o close certo na maquiagem de Halloween: aprenda passo a passo para caracterizações com artista queer

As celebrações norte-americanas do Halloween realmente caíram nas graças do público brasileiro. As festas chamam cada vez mais público, seja em grandes baladas ou em pequenos encontros com amigos, e a prioridade nesse momento é encontrar o look perfeito (e aterrorizante) para ficar a caráter. A escolha da maquiagem de Halloween não pode ficar de fora do planejamento.

Pensando em inspirar e auxiliar as pessoas nesse momento, o artista queer paraibano Tirezis lança até o dia 31 de outubro uma websérie de maquiagens artísticas inspiradas no Halloween. Os tutoriais são um passo a passo para a criação de makes baseadas tanto em referências da cultura pop como de figuras tradicionais da data.

Entre as maquiagens ensinadas pelo artista no canal do YouTube estão Tiffany, a noiva do Chucky; Lorde Voldemort; Hércules; Pennywise, o terrível palhaço de “IT: A Coisa”; a marcante versão do Coringa interpretada por Jared Leto em “Esquadrão Suicida”; e caveiras mexicanas bem elaboradas.

Tirezis explica que, além de invocar a aura de personagens icônicos, as pessoas querem que a caracterização seja atraente, não totalmente assustadora. “O ideal é fazer uma releitura das referências que me trazem de modo a deixar a pessoa fantasiada e bonita, preservando os traços de beleza do ser humano”, explica o artista.

Ele explica que as referências principais de maquiagem de Halloween são ditadas pelas redes sociais e pelos lançamentos da cultura pop. Este ano, quem deve dominar as festas são as Cruellas e bonequinhas do “Round 6”, que podem exigir muitos gastos e caracterizações que levam tempo.

Para quem está menos preparado ou está iniciando na maquiagem artística, o melhor é optar pelo básico. “Uma caveira mexicana com elementos novos, além do tradicional preto e branco, é uma maquiagem que sempre funciona”, diz. Aprenda o passo a passo para algumas das criações de Tirezis para arrasar na maquiagem de Halloween.

Caveira mexicana com folhas de ouro

Criação de Tirezis, a maquiagem de caveira mexicana dourada com folhas de ouro
Divulgação
Criação de Tirezis, a maquiagem de caveira mexicana dourada com folhas de ouro

Com o rosto limpo, esconda as sobrancelhas com cola bastão. Pressione com a ponta de um pincel para selar bem e coloque novamente a cola contra a pele. “Esconder as sobrancelhas é opcional, mas como quero uma maquiagem bem polida e sem textura, preferi esconder”, explica.

Dilua tinta clown com diluidor de maquiagem e comece a aplicar no rosto e no colo, exceto na região dos olhos. Tirezis explica que diluir o clown faz com que o produto dure mais tempo, ajuda a espalhar e economiza o produto. Sele com pó translúcido.

Faça o contorno com sombra cinza e preencha os olhos. Marque bem as bochechas, testa e mandíbulas. Depois do contorno, passe o delineador por cima.

Acrescente dois risquinhos saindo dos olhos e um crucifixo, duas das marcas características da caveira mexicana, e deixe o nariz bem marcado como se fosse o buraco que fica na caveira.

Com o pincel sujo de sombra cinza usado para fazer o contorno, esfume as bordas de onde está o delineador para criar um efeito de profundidade, o que torna a maquiagem mais realista.

Na boca, faça um corte horizontal no meio dos lábios e pinte um pouco dentro da boca para dar o efeito de profundidade lá dentro. Com a sombra cinza, faça risquinhos verticais para simular os dentes. Evite borrar na parte de dentro dos dentes. Depois, puxe os traços da raiz dos dentes.

Reproduza os ossos da face com referência em sua própria estrutura óssea. Vá sentindo os ossos do rosto para descobrir onde desenhar os detalhes que vai constituir a caveira de forma condizente ao seu rosto.

Use diluidor no delineador para facilitar na hora de fazer os desenhos. Preencha todas as linhas e detalhes acrescentados.

Com um pincel limpo, vá esfumando as linhas feitas nos detalhes do rosto e nos dentes. É importante que tudo fique muito bem esfumado para conferir efeito de profundidade característico para a caveira. Nessa hora, vá intercalando os pincéis mais sujos para pigmentar e os limpos para espalhar o produto.

Tirezis sugere que as orelhas sejam preenchidas de alguma forma. “A orelha é uma parte que não existe na caveira, é só cartilagem. Então para não ficar apenas algo branco, fiz uma teia de aranha”, explica.

No pescoço, faça um esboço de coluna cervical, tendões e ligamentos e depois pinte de preto as partes que vão ajudar dar efeito de sobreposição, deixando outras em branco. Não precisa ser algo detalhado, já que essa parte será finalizada com glitter dourado.

É opcional, mas o artista incluiu lentes de contato puxadas para o verde na caracterização para conferir um efeito mais assustador.

Aplique cola nas regiões do canto interno do olho e nos dentes da caveira para aplicar as folhas de ouro. Use pincel para conseguir aplicar de forma desejada.

Com pincel bem fino, vá aplicando delineador dourado em algumas linhas do desenho, como as raízes dos dentes, os risquinhos nos olhos e no crucifixo. Para ressaltar o brilho, passe iluminador nas bochechas e no queixo. Finalize com glitter dourado na região do colo.

Leia Também

(Continue a leitura logo abaixo)

Leia Também


Coringa do “Esquadrão Suicida”

Maquiagem inspirada no Corinha de Jared Leto, de
Divulgação
Maquiagem inspirada no Corinha de Jared Leto, de "Esquadrão Suicida"


Depois de limpar o rosto, comece a esconder as sobrancelhas aplicando cola bastão. “Também é opcional, porém acho que fica mais conforme com o personagem se você ficar sem sobrancelhas”, instrui Tirezis.

Aplique primer na pele. Prepare uma mistura de clown branco com um pouco da base habitual e espalhe com um pincel por toda pele que ficará à mostra. Para iluminar, use o próprio clown puro, sem a mistura da base. Deixe as sobrancelhas de fora neste momento.

Aplique sombra vermelha nas sobrancelhas. A cor, assim como o laranja, ajuda a esconder e disfarçar bem os pelos faciais e é um dos  truques usados na maquiagem drag também. Passe corretivo por cima e aplique o clown para uniformizar a cor do rosto.

Use tons bem vibrantes nos olhos. Comece com um verde bem clarinho para dar profundidade ao olhar. Leve o côncavo para cima para dar a ilusão de que o olho começa da sobrancelha natural. Esfume as bordas.

Com a mesma sombra, vá para a parte inferior dos olhos e dê uma esfumada. Essa linha vai servir de guia para quando for esfumar com a sombra mais escura.

Comece com o verde mais escuro no canto interno e externo do olho. Do lado externo, faça o formato como se fosse um delineado grosso. Aplique também na parte inferior externa do olho. Deixe a parte do meio da pálpebra livre para o brilho.

No meio do olho, aplique um fixador de glitter e preencha o meio com glitter roxo. “Para dar um plus nessa maquiagem, coloque mais cola de glitter na parte inferior dos olhos, nas olheiras, como se estivesse caindo uma lágrima de glitter. Aqui, o glitter roxo também pode ser misturado ao rosa para dar mais destaque”, explica Tirezis.

Aplique máscara de cílios para destacá-los antes de colocar os cílios postiços.

Para dar um efeito mais dramático, passe lápis de olho rosa avermelhado na linha d’água. “Esse truque vai dar um efeito de doente, de assustador, que vai agregar na maquiagem do Coringa”, aponta o artista.

Certifique-se de que tudo esteja bem esfumado com o pincel. É importante que todas as áreas estejam simétricas, tanto em relação ao formato como à concentração das cores.

Desenhe o formato da boca com lápis da cor da sua boca. Esse traço é característico do Coringa, então as linhas externas laterais precisam ser bem esticadas. Preencha essa linha com batom vermelho e, no centro, aplique um vermelho bem escuro, quase preto.

Reproduza as tatuagens na testa e no colo com lápis de olhos. “É bem difícil escrever ao contrário, ainda mais na própria testa, então dou uma treinadinha de lado como se estivesse escrevendo com papel do lado da cabeça”, diz Tirezis. Aumente o contraste do que achar necessário com delineador nos últimos retoques.

Aplique um pouco de blush marrom nas laterais para acrescentar formato e contorno. Use iluminador nas bochechas, no meio do nariz e no queixo. Coloque os cílios postiços.

Finalize com tinta temporária em spray verde. Se quiser que o look fique ainda mais vibrante, busque uma tinta que tenha glitter.

Além da maquiagem

Tirezis tem como pilar para criação de seus trabalhos a identidade visual. O artista é cantor, compositor e produtor e mescla música, audiovisual e maquiagem. Também neste mês, ele lançou o clipe para a música “Prophecy”, que é inspirada no álbum “The Fame”, da cantora Lady Gaga.

“Prophecy” fala sobre as ânsias por um mundo pós-pandêmico. “São boas novas trazidas frente aos avanços da vacinação no Brasil e a diminuição no casos de Covid”, explica o artista. A faixa faz parte do lançamento do primeiro EP dele, chamado “Nova Constituinte”, que é levado pelo conceito de não binariedade e tem estilo denominado como Cyber Tropicália. Confira o clipe.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!