Ikaro Kadoshi e Xuxa Meneguel fizeram a alegria dos fãs da arte drag ao apresentarem a primeira temporada de “Caravana das Drags”, uma competição drag do Prime Video que viajou pelo Brasil levando a arte ícone da comunidade LGBTQIAPN+.
Em conversa exclusiva com o iG Queer , Ikaro revelou um conselho que Xuxa lhe deu nas gravações do programa. “Ela me ensinou uma coisa. Acho que eu nunca contei isso”, diz a drag.
“A gente estava gravando a abertura da ‘Caravana’ em cima do ônibus. Ficavam drones gravando, então, às vezes, quando o drone estava atrás a gente ficava conversando. No último dia que gravamos isso, e depois de tudo o que a gente passou, eu perguntei a ela se pudesse me ensinar mais alguma coisa da vida, que ela quisesse que eu aprendesse, o que ela ensinaria”, inicia Ikaro que revela o que a eterna rainha dos baixinhos lhe disse.
“Use o seu tempo da maneira mais incrível que você puder. Não deixe as pessoas fazerem você ficar esperando duas, três, quatro horas, porque você poderia estar fazendo coisas que te dão tesão, coisas que te dão prazer, coisas que vão evoluir você.”
Xuxa ainda disse: “Use o seu tempo da melhor maneira”, conta Ikaro. “As pessoas vão te taxar de chato quando você fizer isso, mas é o seu tempo, a vida passa rápido demais”. Depois das palavras da apresentadora, Ikaro conta que refletiu: "Quanto disso eu já passei e não tinha me imposto. É muito louco entender que eu aprendi isso com Xuxa Meneguel.”
A drag diz ainda que todos os elogios que a apresentadora lhe faz são uma validação de sua história. “E eu fico muito orgulhoso e feliz com tudo que ela fala ao meu respeito.”
“Ela falou que não poderia ser outra pessoa apresentando com ela a não ser eu. Isso me deu um dos maiores presentes de ouvir vindo da maior apresentadora viva da televisão brasileira. É uma validação de uma história. E além de tudo poder aprender com ela. Essa mulher sabe tudo sobre o audiovisual , e sabe muita coisa da vida.”
“Eu acho que ela está, assim como eu, muito ansiosa para que a gente comece uma segunda jornada de ‘Caravana das Drags’. Estamos no aguardo para entender quando será e o que será. Não temos notícias ainda. Quando tiver, serei o primeiro a falar, mas estou muito ansioso para que isso aconteça.”
Expulsão de participante
A primeira temporada do reality foi marcada pela expulsão da participante Chandelly , que fez a prática de blackface, o que foi muito criticado pelos fãs do programa, que apontaram ainda falhas da produção do reality em conduzir o caso.
Sobre o assunto, Ikaro comenta que “qualquer programa que tenha um formato novo nunca será perfeito na primeira temporada, nem na segunda temporada. Vai começar a entender o que se é a partir da terceira. Então, exigir da ‘Caravana’ uma perfeição que ela jamais teria é de uma crueldade muito grande, inclusive.”
“As pessoas falavam: ‘É absurdo as drag queens estarem embaixo do sol’. As pessoas nunca pensaram que quando você fala em drag queen e fecha o olho, você só visualiza elas na boate. Por que a gente nunca visualiza uma drag queen de dia? Porque elas não são vistas de dia. Então, por que não trazê-las para o dia, para o sol, para as pessoas entenderem que a gente tem o direito de estar em qualquer lugar e em qualquer horário?”
Drag Brunch
Enquanto a segunda temporada de “Caravana das Drags” não chega, os fãs de Ikaro podem prestigiar a artista no “Drag Brunch“, evento que reúne apresentações de drag queens no período diurno em São Paulo.
“A gente não inventou a roda. A única coisa que a gente começou a fazer foi o que ninguém fazia aqui. A ideia surgiu quando eu e o Luan, meu empresário, fomos para os Estados Unidos e Canadá , fazer uma turnê na América do Norte. Eu fui contratada para fazer alguns drag brunchs e pensei: ‘Por que a gente não faz isso no Brasil, mas traduzido ao nosso jeito?”, conta Ikaro.
“Quando a gente criou o primeiro já foi sold out [todos os ingressos vendidos], e desde então todas as edições foram sold out também. Desde julho não tem mais ingresso para o resto do ano, agora só em 2024. A gente abriu datas extras também e em uma semana deu sold out .”
A drag conta que prestigiar o evento é “uma oportunidade para as pessoas que não teriam a chance de ir para uma boate, porque [muitas pessoas que vão] são senhoras que gostam da arte. Lá elas sentam, tomam uma mimosa ou um café, comem algumas coisas e assistem ao show de drag de dia, sentadas, de 12h às 16h30, e depois vão embora e não cansam.”
Ikaro revela o desejo de expandir o evento para outros estados brasileiros. “Queremos expandir para outras capitais e outros lugares. Provavelmente, em novembro a gente já lança as as datas dos seis primeiros meses de 2024.”
“A confiança no projeto é tão grande que as pessoas compram sem saber quem vai fazer show, e a gente solta o line-up sempre 15 dias antes. Tem sido incrível”, finaliza.
Agora você pode acompanhar o iG Queer também no Instagram!