Doritos, marca de snacks da PepsiCo, em parceria com a Antra (Associação Nacional de Travestis e Transexuais) e a TODXS, anunciam a abertura das inscrições para retificação de nomes de pessoas trans e travestis . A iniciativa foi lançada no Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado em 29 de janeiro, e tem como intuito fornecer o benefício para aproximadamente 700 pessoas no Brasil.
A marca firmou um propósito e compromisso em estender o apoio à comunidade LGBTI+ para além do Mês do Orgulho, celebrado em junho, e essa é uma das primeiras ações do ano, inspirada pelo movimento-manifesto #RespeitaMinhaIdentidade, lançado em 2022.
Com inscrições descentralizadas em 13 estados, cada instituição terá acesso aos dados cedidos e pelas pessoas interessadas, via autorização de uso, e poderá aplicar recortes no critério de seleção de acordo com o nível de vulnerabilidade no qual o público que acolhem se encontra. A seleção vai dar prioridade para as pessoas com maior nível de vulnerabilidade.
Para se inscrever, basta acessar http://www.doritos.todxs.org/ e encontrar o link de inscrição referente à organização localizada na região de preferência. As inscrições vão até 30/04. As retificações serão realizadas durante todo o ano de 2023 beneficiando as pessoas inscritas que forem selecionadas. Para possibilitar a ação, em 2022, Doritos doou o montante de R$1 milhão para as instituições parceiras.
Abaixo-assinado
Para chamar a atenção da população brasileira para o tema e colocar luz ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, Doritos, em parceria com a Antra e a Almap/BBDO, realizou no dia 29 de janeiro uma ação popular com foco em conquistar mais aliados para a causa. Por meio de uma ação em dois pontos da cidade de São Paulo, promotores (as) convidaram o público para assinar a petição por uma diagramação mais inclusiva no novo RG — dando continuidade à iniciativa de 2022 —, assim como amplificar a informação sobre o projeto de retificação de nomes em parceria com a ANTRA e TODXS. Ao todo, mais de 800 pessoas aderiram ao movimento no dia, dando ainda mais força para a causa. Desde o início, o projeto já teve a adesão de mais de 18 mil pessoas.
Com um pacote de conteúdos educativos e engajadores sobre o tema, a marca conta com um time de influenciadores (as) e criadores (as) de conteúdo trans, como Beta Boechat, Gabi Loran, Jupi77er e Gab Van, que vão divulgar as ações e iniciativas apoiadas pela marca ao redor do país, assim como convocar os seguidores e seguidoras a continuarem apoiando a causa por um RG e políticas públicas que incluam pessoas trans e travestis como indivíduos da sociedade, assim como a da retificação dos nomes.
Novo RG e abaixo-assinado
Em março de 2022 foi aprovada a criação da nova carteira nacional de identidade que, apesar de incluir o campo para o nome social, obrigatoriamente apresentará campos como “sexo” e “nome de registro”. Segundo a Antra, a mudança é excludente para pessoas trans e travestis, principalmente aquelas que ainda não tiveram condições ou que enfrentam dificuldades no processo de retificação de nome no país, além de aumentar o risco de serem vítimas de violência ao apresentar um documento com esses marcadores, que muitas das vezes não as representa.
Pensando nisso, Doritos se uniu à causa e, em parceria com a instituição, lançou um abaixo-assinado em apoio a um novo modelo de RG mais inclusivo, além de investir na divulgação massiva da causa por meio das redes sociais da marca e influenciadores (as) parceiros (as). No final de 2022, o Ministério Público Federal requereu a suspensão do novo RG, que está em análise do Governo Federal, entretanto, para a marca e para a Antra, é necessário prosseguir com iniciativas que visam dar espaço, voz e estrutura para que pessoas trans e travestis tenham seus direitos garantidos no Brasil, uma vez que o tema segue em análise. Para fazer parte, basta acessar: https://doritos.com.br
Trajetória e Doações
Desde 2017, Doritos abraça a causa da diversidade por acreditar na inclusão e na pluralidade, reforçando que todas as pessoas têm o direito e a liberdade de ser quem são. Ao longo dessa jornada, a marca impactou e assistiu, direta e indiretamente, cerca de 111 mil pessoas por meio de suas doações que somam aproximadamente R$4 milhões para instituições com projetos sociais voltados ao público LGBTI+, bem como a capacitação por meio de cursos online 100% gratuitos. A capacitação oferecida por dois anos consecutivos teve como foco ajudar coletivos e organizações sociais que atuam com pessoas LGBTI+ a se profissionalizar e estruturar institucionalmente.
Agora você pode acompanhar o iG Queer também no Telegram! Clique aqui para entrar no grupo. Siga também o perfil geral do Portal iG.