Saiba quais são as principais dificuldades enfrentadas por pessoas do espectro transmasculino
iStock
Saiba quais são as principais dificuldades enfrentadas por pessoas do espectro transmasculino

Doritos, marca de snacks da PepsiCo, em parceria com a Antra (Associação Nacional de Travestis e Transexuais) e a TODXS, anunciam a abertura das inscrições para retificação de nomes de pessoas trans e travestis . A iniciativa foi lançada no Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado em 29 de janeiro, e tem como intuito fornecer o benefício para aproximadamente 700 pessoas no Brasil. 

A marca firmou um propósito e compromisso em estender o apoio à comunidade LGBTI+ para além do Mês do Orgulho, celebrado em junho, e essa é uma das primeiras ações do ano, inspirada pelo movimento-manifesto #RespeitaMinhaIdentidade, lançado em 2022. 

Com inscrições descentralizadas em 13 estados, cada instituição terá acesso aos dados cedidos e pelas pessoas interessadas, via autorização de uso, e poderá aplicar recortes no critério de seleção de acordo com o nível de vulnerabilidade no qual o público que acolhem se encontra. A seleção vai dar prioridade para as pessoas com maior nível de vulnerabilidade.

Para se inscrever, basta acessar http://www.doritos.todxs.org/ e encontrar o link de inscrição referente à organização localizada na região de preferência. As inscrições vão até 30/04. As retificações serão realizadas durante todo o ano de 2023 beneficiando as pessoas inscritas que forem selecionadas. Para possibilitar a ação, em 2022, Doritos doou o montante de R$1 milhão para as instituições parceiras. 

Abaixo-assinado

Para chamar a atenção da população brasileira para o tema e colocar luz ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, Doritos, em parceria com a Antra e a Almap/BBDO, realizou no dia 29 de janeiro uma ação popular com foco em conquistar mais aliados para a causa. Por meio de uma ação em dois pontos da cidade de São Paulo, promotores (as) convidaram o público para assinar a petição por uma diagramação mais inclusiva no novo RG — dando continuidade à iniciativa de 2022 —, assim como amplificar a informação sobre o projeto de retificação de nomes em parceria com a ANTRA e TODXS. Ao todo, mais de 800 pessoas aderiram ao movimento no dia, dando ainda mais força para a causa. Desde o início, o projeto já teve a adesão de mais de 18 mil pessoas.

Com um pacote de conteúdos educativos e engajadores sobre o tema, a marca conta com um time de influenciadores (as) e criadores (as) de conteúdo trans, como Beta Boechat, Gabi Loran, Jupi77er e Gab Van, que vão divulgar as ações e iniciativas apoiadas pela marca ao redor do país, assim como convocar os seguidores e seguidoras a continuarem apoiando a causa por um RG e políticas públicas que incluam pessoas trans e travestis como indivíduos da sociedade, assim como a da retificação dos nomes. 

Novo RG e abaixo-assinado

Em março de 2022 foi aprovada a criação da nova carteira nacional de identidade que, apesar de incluir o campo para o nome social, obrigatoriamente apresentará campos como “sexo” e “nome de registro”. Segundo a Antra, a mudança é excludente para pessoas trans e travestis, principalmente aquelas que ainda não tiveram condições ou que enfrentam dificuldades no processo de retificação de nome no país, além de aumentar o risco de serem vítimas de violência ao apresentar um documento com esses marcadores, que muitas das vezes não as representa.

Pensando nisso, Doritos se uniu à causa e, em parceria com a instituição, lançou um abaixo-assinado em apoio a um novo modelo de RG mais inclusivo, além de investir na divulgação massiva da causa por meio das redes sociais da marca e influenciadores (as) parceiros (as). No final de 2022, o Ministério Público Federal requereu a suspensão do novo RG, que está em análise do Governo Federal, entretanto, para a marca e para a Antra, é necessário prosseguir com iniciativas que visam dar espaço, voz e estrutura para que pessoas trans e travestis tenham seus direitos garantidos no Brasil, uma vez que o tema segue em análise. Para fazer parte, basta acessar: https://doritos.com.br 

Trajetória e Doações

Desde 2017, Doritos abraça a causa da diversidade por acreditar na inclusão e na pluralidade, reforçando que todas as pessoas têm o direito e a liberdade de ser quem são. Ao longo dessa jornada, a marca impactou e assistiu, direta e indiretamente, cerca de 111 mil pessoas por meio de suas doações que somam aproximadamente R$4 milhões para instituições com projetos sociais voltados ao público LGBTI+, bem como a capacitação por meio de cursos online 100% gratuitos.  A capacitação oferecida por dois anos consecutivos teve como foco ajudar coletivos e organizações sociais que atuam com pessoas LGBTI+ a se profissionalizar e estruturar institucionalmente. 

Agora você pode acompanhar o iG Queer também no Telegram! Clique aqui para entrar no grupo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!