Bethina Marcante é a candidata representante de São Borja no Miss Universo Rio Grande do Sul
Nathan Carvalho
Bethina Marcante é a candidata representante de São Borja no Miss Universo Rio Grande do Sul

Bethina Marcante é a primeira candidata trans a participar do Miss Universo Rio Grande do Sul, que ocorrerá no dia 6 de maio. Aos 26 anos, a jovem irá representar seu município de nascença, a cidade de São Borja, apesar de atualmente morar em Novo Hamburgo.

A candidata é modelo, arquiteta e designer de interiores, formada pela Universidade URI Santo Ângelo no curso de Arquitetura e Urbanismo. A aspirante a Miss Universo RS se considera uma pessoa movida pelos desafios e diz que sempre enxerga oportunidades onde ninguém as vê.

Seus hobbies incluem jardinagem, musculação, Muay Thai e Yoga. Bethina também é envolvida com trabalhos sociais de amparo às crianças com autismo e  aos idosos.


Sonho começou aos 11 anos


A representante de São Borja conta que o sonho de ser miss começou em 2007, quando tinha apenas 11 anos, e assistiu Natália Guimarães receber o título de Miss Brasil. Mas foi em 2018 que tomou a decisão de começar a se preparar para o concurso. Para isso, buscou a assessoria da produtora de moda Simon K.

“Não é um projeto de alguns meses, é um projeto de anos”, explica Bethina. “Decidi que concorreria ao Miss Universo RS e me empenhei em busca do meu sonho. Estudei cada concurso, a trajetória de todas as misses que se destacaram, cada prova. Me comprometi comigo mesma a dar o melhor de mim.”

A candidata sabe da importância de seu pioneirismo no concurso em seu Estado, que nos últimos anos vem se adaptando e criando novas regras para melhor representar e apoiar as mulheres globalmente.

“Me sinto uma desbravadora. Represento uma vivência que não é só minha. A transexualidade é uma vivência única, que cada mulher experiencia da sua forma. Quero mostrar que cada uma de nós é um indivíduo, com sua personalidade, suas particularidades, percepções, escolhas e sonhos.”

Apesar do otimismo, Bethina prevê que o apoio à sua participação na disputa não será unanimidade do público, mas comenta que vêm observando que aos poucos as pessoas estão se tornando mais entusiastas e abertas às mudanças.

A modelo conta ainda que a preparação para a disputa tem sido intensa, mas se diz pronta para encarar todos os estágios da competição.

“Se avançar para as próximas etapas, terei de estudar as exigências de cada fase e me aperfeiçoar para superar as expectativas do que o concurso espera de uma miss. Sinto-me preparada para avançar com a mesma responsabilidade, dedicação e empatia com que já venho me capacitando, sempre de forma autêntica e alinhada aos meus princípios. Quero contar a história de uma maneira diferente”, afirma Bethina, acrescentando ainda que, se eleita, pretende ser um exemplo da autonomia da mulher em todas as áreas da vida.

“Quero inspirar outras mulheres a terem coragem e se movimentarem para viver os seus sonhos”, finaliza.

O concurso de beleza feminina teve suas regras atualizadas permitindo que mulheres casadas, divorciadas, e mães participem da disputa. Além da participação de Bethina, o Miss Universo RS já confirmou a presença da candidata Vitoria de Brito Liskoski, representante de Taquara, que é mãe de dois filhos.

Bethina Marcante afirma que tem consciência do preconceito que pode enfrentar na competição sendo uma mulher trans
Nathan Carvalho
Bethina Marcante afirma que tem consciência do preconceito que pode enfrentar na competição sendo uma mulher trans




Agora você pode acompanhar o iG Queer também no Telegram!  Clique aqui para entrar no grupo. Siga também o perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!