A personagem trans Sirona, de
Warner Bros./Divulgação
A personagem trans Sirona, de "Hogwarts Legacy", é proprietária da taverna Três Vassouras, no vilarejo de Hogsmeade.

O jogo "Hogwarts Legacy", baseado no universo do bruxinho Harry Potter, está prestes a apresentar uma nova personagem: Sirona Ryan, a primeira trans em toda a franquia criada pela autora J.K. Rowling.

Sirona é a proprietária da taverna Três Vassouras, no vilarejo de Hogsmeade. Em uma de suas missões no jogo de RPG, ela se lembra dos tempos de estudante e afirma que seus colegas da escola de magia demoraram para utilizarem os  pronomes com os quais ela se identifica.

"Sabemos que é um público diversificado. Para nós, [a inclusão da personagem] é garantir que o público, que sempre sonhou em ter esse jogo, tivesse a oportunidade de se sentir acolhido de volta. Que eles tenham um lar aqui e que seja um bom lugar para contar sua história", disse o diretor do jogo, Alan Tewe, ao IGN.


Declarações transfóbicas de J. K. Rowling

A inclusão de uma personagem trans chama a atenção uma vez que J.K. Rowling já deu diversas declarações de cunho transfóbico.

"Quando você abre as portas dos banheiros e vestiários para qualquer homem que acredita ou sente que é uma mulher... então você abre a porta para todo e qualquer homem que deseje entrar", escreveu a autora em um ensaio de 2020.

No mesmo texto, ela escreveu que recusava a "curvar-se a um movimento que acredito estar causando dano demonstrável ao tentar corroer a 'mulher' como uma classe política e biológica".

Os comentários de Rowling resultaram em críticas por partes dos fãs do universo bruxo criado por ela, além de atores que deram vida aos personagens de "Harry Potter", como  o protagonista Daniel Radcliffe.

"A razão pela qual eu senti como se precisasse dizer algo foi porque, particularmente desde que terminei Potter, eu conheci muitas crianças e jovens queer e trans que tinham uma enorme identificação com o personagem [...] Vendo-os machucados [com as declarações de Rowling] eu queria que eles soubessem que nem todos na franquia pensam o mesmo", disse o ator ao IndieWire.


Agora você pode acompanhar o iG Queer também no Telegram!  Clique aqui para entrar no grupo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!