Leiomy Maldonado , que foi jurada fixa da extinta competição de vogue "Legendary" , exibida pela HBO, parece não ter se empolgado muito com a estreia da nova temporada de "RuPaul's Drag Race" , no último dia 6. Nas redes sociais, a coreógrafa criticou as queens do programa por se apropriarem, na visão dela, de elementos da cultura ballroom - da qual Leiomy é conhecida e respeitada.
Embora a dançarina não tenha mencionado nenhuma drag especificamente, muitos internautas entenderam que a crítica foi direcionada à Anetra , que venceu o primeiro desafio da temporada com uma apresentação que incluiu o "duck-walking" (andar de pato, em tradução livre), passo de vogue utilizado em competições de ballroom.
“Eu realmente gostaria que essas competidoras parassem de zombar do ballroom ao continuamente 'noguing' por suas vidas'”, escreveu ela. A expressão “noguing” é um termo usado para descrever pessoas que tentam fazer vogue, mas não o fazem tecnicamente de forma correta.
Ao receber críticas dos internautas, Leiomy escreveu outro tweet em defesa de sua declaração: "Imagine ser um indivíduo iludido que pensa que eu apontar 'noguing' é odiar. Perder tempo deixando comentários nos meus tweets como se isso fosse tirar o 'noguing'".
Ainda com a repercussão sobre sua opinão, Leiomy resgatou um post antigo, publicado em 20 de maio de 2022, em que explica a diferença entre os termos "virgin vougue" e "noguing".
“Há definitivamente uma grande diferença entre 'virgin vogue' (vouge virgem, em tradução literal) e 'noguing'. 'Virgin vogue' significa que você está estudando vídeos / assistindo a aulas para aprender com os voguers. 'Noguing' é mais alguém vendo vogue e apenas imitando e exibindo a dança, no entanto, eles acham que é porque são 'dançarinos'”, alfinetou. Em outro post, ela foi mais enfática, e afirmou: “Noguing = Apropriação!!!”.
Aja, drag que já participou de "Drag Race" e "Legendary", também entrou na discussão e deu sua opinião sobre a polêmica. Em uma série de tweets, a queen afirmou que gostaria que parassem de se apropriar da cultura ballroom na competição de drags. Em um dos posts, ela fez uma referência direta à Anetra: "Anetra, isso é engraçado para você?".
Embora tenha criticado a queen, em outra declaração, Aja reconheceu o talento da competidora no programa: "Ok, espere, eu estava muito ocupada sendo uma hater, mas Anetra realmente 'carregou'".
Agora você pode acompanhar o iG Queer também no Telegram, aproveite e entre no nosso grupo! Siga também o perfil geral do Portal iG.