Paul B. Preciado ganha curso gratuito em São Paulo
Reprodução
Paul B. Preciado ganha curso gratuito em São Paulo











Entre os dias 10 e 15 de maio, o Centro de Pesquisa e Formação (CPF) do Sesc São Paulo receberá um curso gratuito para falar sobre a obra do filósofo espanhol transgênero Paul B. Preciado. O autor é referência em todo mundo por seus estudos sobre gênero e sexualidade .

O curso do CPF, chamado “Introdução ao Pensamento de Paul B. Preciado”, será dividido em seis encontros, ministrados pelo filósofo e pesquisador Ali Prando. Também participam o comunicólogo Matheuz Catrinck, o dramaturgo Ronaldo Serruya e a geógrafa Uma Reis. 


Preciado foi um dos precursores a pensar e repensar as questões de gênero e, por meio de seu pensamento, tem como objetivo repensar as diferenças e  binariedade entre as pessoas, além de refletir sobre mente, corpo e naturalidade e artificialidade.

“Preciado pode ser considerado o Galileu do Gênero em termos de história da filosofia. Ao mesmo tempo em que usa seu corpo num experimento auto-cobaia aplicando testosterona, ele também se presta a pesquisar os corpos e seus usos possíveis de acordo com contextos geográficos, políticos e sociais”, explica Prando ao iG Queer.

O filósofo e pesquisador afirma ainda que Preciado foi aluno de Jacques Derrida, precursor do conceito de desconstrução. “A partir disso, ele passa a entender que o corpo também é fruto de uma arquitetura e coreografia heterociscentrada e passa a pensar sobre possíveis subversões e hackeamentos como a interação com hormônios, cirurgias etc”, diz.

Prando afirma que, além de introduzir as pessoas interessadas ao pensamento de Preciado, o intuito do curso no CPF é ser um espaço seguro para que pessoas LGBTQIA+ possam criar pensamentos e falar sobre suas experiências.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!