Motivo de orgulho, o termo Queer vem sendo utilizado de maneira abrangente
Banco de imagens/Pixabay
Motivo de orgulho, o termo Queer vem sendo utilizado de maneira abrangente



A identidade de gênero é um tema coberto de  preconceito e que deixa muita gente ainda perdida na hora de usar os pronomes. Por isso, baseado no Manual de Comunicação LGBTI+ da Aliança Nacional LGBTI, o Queer fez um dicionário para você ficar por dentro dos termos e das diversas identidades de gênero. Confira:



Orientação sexual

Capacidade de ter uma profunda atração emocional, afetiva ou sexual por indivíduos de gênero diferente (heterossexual), do mesmo gênero (homossexual) ou de mais de um gênero ( bissexual e pansexual). Também existem os assexuais, pessoas que não sentem nenhuma atração sexual. 

Não confunda a orientação sexual com a identidade de gênero. Um homem trans pode ser homossexual, como é o caso de Ivan, personagem da novela “A Força do Querer” . Isso significa que ele fica com pessoas do mesmo gênero ao dele, homens.

Expressão de gênero 

É o modo como cada pessoa se expressa por meio do nome, roupas, cabelo, comportamento e voz.

Identidade de gênero

É a percepção que uma pessoa tem de si como sendo do gênero masculino, feminino, de alguma combinação dos dois -- ou de nenhum deles.

Cisgênero

É o indivíduo que se apresenta ao mundo e se identifica com o seu gênero atribuído ao nascer. Por exemplo, se a pessoa foi considerada do gênero feminino e se identifica com este gênero, ela é uma mulher cis.

Transgênero

Abrange as pessoas que não se identificam com o gênero que lhes foi designado ao nascer. Segundo o manual, o termo abrange outras identidades de gênero, como travesti e transexual .  

Você viu?

Travesti

A travesti é uma pessoa que foi designada do gênero masculino ao nascer, mas objetiva a construção do feminino.

Atualmente, a palavra travesti adquiriu um teor político de ressignificação de termo historicamente tido como pejorativo.

Transexual

Pessoa que possui uma identidade de gênero diferente do sexo designado no nascimento. Algumas pessoas trans recorrem a tratamentos médicos, que vão da terapia hormonal à cirurgia de redesignação sexual. São usadas as expressões homem trans e mulher trans.

Não-Binário

Termo associado a pessoas cuja identidade ou expressão de gênero não se limita às categorias masculino ou feminino. 

Segundo o Guia básico da Não-binariedade, feito por Nick Nagari, a identidade é um termo “guarda-chuva”. Existem várias possibilidades, como o Agênero e o Gênero Fluído, por exemplo. 

Agênero

Pessoa que não se identifica ou não se sente pertencente a nenhum gênero.

Gênero fluido

Pessoa que se identifica com mais de um gênero em momentos diversos de suas vidas, ou seja, na prática, o indivíduo pode se sentir mais do gênero masculino em algum momento, e, em outro, mais do gênero feminino.

Crossdresser 

A palavra designa uma forma de expressão de gênero. É aquele que se veste com roupas associadas, socialmente, a um gênero diferente do seu. Normalmente, se refere a homens que usam esporadicamente roupas, maquiagem e acessórios culturalmente associados às mulheres

Drag Queen 

Diferente do anterior, este termo caracteriza uma expressão artística . Normalmente, ele é associado aos homens que usam roupas do gênero feminino para uma performance. Existem também as drag kings, mulheres que se vestem com roupas ligadas ao gênero masculino para fins de trabalhos artísticos, como o humor ou a política. 

Queer

Originalmente, uma ofensa em inglês , é um termo adotado como forma de visibilidade a comportamentos fora das normas de gênero e sexualidade. Segundo o Manual, o termo pode ser utilizado como uma orientação sexual, mas também é utilizado por alguns para descrever sua identidade e/ ou expressão de gênero, que seja diferente do heterossexual cisgênero.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!