As empresas precisam se comprometer a ter mais diversidade entre os funcionários
Glenn Casrtens Peters/Unplash
As empresas precisam se comprometer a ter mais diversidade entre os funcionários

Mais de 80 grandes empresas, que empregam milhares de pessoas, estão lançando esta semana uma carta para candidatos e candidatas à Presidência da República. A “Carta Aberta de Apoio à Diversidade, ao Respeito e à Inclusão de Pessoas LGBTQI+ nos Ambientes de Trabalho Brasileiros” diz que as empresas signatárias estão comprometidas em promover a inclusão de pessoas LGBTI+ nas empresas e que esperam o mesmo compromisso de candidatos e candidatas com políticas públicas e ações concretas que apoiem a inclusão no ambiente de
trabalho.

A carta é uma iniciativa do Out&Equal, organização americana que atua internacionalmente com a promoção da inclusão de pessoas LGBTI+ no ambiente de trabalho. Ela está aliada com duas organizações brasileiras – Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ e Instituto Mais Diversidade. A carta expressa a voz do empresariado e visa também fortalecer a atuação das organizações da sociedade civil na promoção e defesa dos direitos humanos LGBTI+. Por isso, várias dessas organizações também assinam a carta e apoiam sua divulgação com a voz de uma liderança empresarial que compreende a importância da diversidade, equidade e inclusão para o desenvolvimento sustentável do país.

Veja aqui a Carta que será lançada para adesão das empresas no dia 31 de agosto:

Carta aberta de apoio à diversidade, ao respeito e à inclusão de pessoas LGBTQI+ nos ambientes de trabalho brasileiros

Resumo executivo:
89 corporações e organizações não governamentais que, juntas, empregam mais de 279.851 pessoas no Brasil, reúnem-se para assinar uma carta aberta de compromisso com a diversidade, o respeito e a inclusão de pessoas LGBTQI+ (lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, queer, pessoas intersexo e outras pessoas de orientações sexuais e identidades de gênero marginalizadas) no mundo do trabalho no Brasil, reafirmando que valorizam e estão comprometidas com a valorização, respeito e promoção da diversidade, da equidade e da inclusão de todas, todos e todes no local de trabalho.

Agora, mais do que nunca, precisamos apelar para que quem se candidatar à eleição presidencial brasileira de 2022, reconheça e assuma compromisso com esses mesmos valores de diversidade, respeito e inclusão de pessoas LGBTQI+ e de toda população brasileira no mundo do trabalho por meio de políticas públicas e ações concretas.

Segue a carta aberta:

  • Representamos um grupo diverso de corporações brasileiras e multinacionais e de organizações da sociedade civil, do Brasil e de outros países, que têm compromisso com os valores de diversidade, respeito e inclusão de todas as pessoas;
  • Empresas do mundo inteiro, especialmente no Brasil, estão adotando mais iniciativas para promover a diversidade e a inclusão em seus ambientes de trabalho, e muitas empresas líderes de mercado têm demonstrado publicamente apoio à inclusão de pessoas LGBTQI+*. De acordo com o Fórum Econômico Mundial, existe uma forte correlação positiva entre a inclusão LGBTQI+ e a resiliência econômica**.
  • Graças ao investimento em políticas e práticas que possibilitam que as pessoas de nossos times sintam-se acolhidas, pertencentes e possam ser quem são no trabalho, temos visto o impacto positivo dessa abordagem dentro de nossas próprias empresas, em clientes e parceiros da sociedade, bem como nos resultados dos negócios;
  • Tais iniciativas têm efeito positivo na atração, no recrutamento e na retenção de pessoas, além de promover efetivamente uma cultura de colaboração, empatia, produtividade e inovação.
  • A primeira Declaração de apoio foi assinada em 2018 por corporações e organizações não governamentais que, juntas, empregam mais de 110 mil pessoas no Brasil, reafirmando a crença e o comprometimento dessas entidades com a diversidade e a inclusão de todas as pessoas no ambiente de trabalho, inclusive das pessoas LGBTQI+.

À medida que a eleição de 2022 se aproxima, os valores que defendemos podem estar em jogo. Nossas ações serão testemunhadas pelo mundo inteiro, incluindo empresas que estão considerando investir ou fazer negócios no Brasil. Nesse sentido, acreditamos ser necessário que pessoas candidatas à eleição presidencial levem em conta a importância que os valores da diversidade, respeito e inclusão têm para nossas empresas e nosso país.

*Miller, J. & Parker, L. “Open For Business: Strengthening the Economic Case.” Open For Business. 2020.
**Miller, J. “Great Reset: Why LGBT+ inclusion is the secret to cities' post-pandemic success.” World Economic Forum. 2020
June. https://www.weforum.org/agenda/2020/06/lgbt-inclusion-cities-post-covid-reset-recovery/

Agora você pode acompanhar o iG Queer também no Telegram!  Clique aqui para entrar no grupo. Siga também o perfil geral do Portal iG .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!