Os jeans podem ser combinados com diferentes roupas e calçados para esta temporada
Reprodução/Pinterest
Os jeans podem ser combinados com diferentes roupas e calçados para esta temporada

As peças jeans nunca saíram de moda, justamente por serem versáteis, confortáveis e adaptáveis a todas as épocas do ano. Isso porque, o tecido e suas modelagens são sempre atualizadas para o período.

Tendo seu nascimento em 1792 na cidade de Nimes, na França, ele servia como material para confeccionar roupas para trabalho no campo e para as viagens de marinheiros, que eram bastante longas. Nessa época, ele era chamado Tecido Nimes, e era pouco explorado e tingido em tons de marrom, mas logo passou a ser abreviado para denim, e virou o jeans que conhecemos hoje, saindo de uma simples calça e foi se reinventando para outras peças de roupas.

Neste ano, algumas tendências surgiram e seus modelos são bastante utilizados por todos os gêneros. Há aqueles que podem chama-las de peças unissex, e outros de peças agêneros, mas independentemente do termo, esta é uma roupa feita para vestir e não para determinar a identidade ou orientação sexual de alguém.

Pensando nisso, o iG Queer separou algumas peças que podem ser utilizadas por todos neste inverno:

MOM JEANS

Querida por alguns há um tempo, a mom jeans é superversátil, embora receba esse nome de peça "feminina", a calça tem uma modelagem menos justa e uma cintura alta para valorizar a silhueta. A pegada retrô da peça é o que chama atenção para quem gosta de roupas com uma cara de anos 1980 e 1990.

No inverno, ela pode ser utilizada com suéter, sobretudo, segunda-pele, coturno, moletom e entre outras peças. Isso só mostra a sua versatilidade.

WIDE LEG

Caindo no gosto popular mais recentemente, a peça é superelegante, além de ser muito confortável. Ela tem uma estrutura que deixa suas barras mais abertas, imitando uma calça pantalona, mas não de maneira exagerada. Além disso, ela também tem cintura alta.

No inverno, ela pode ser usada com sapato, bota, coturno e tênis mais altos, que serão cobertos pela calça e outros tecidos que esquentam na parte de cima, como um pulôver e uma segunda pele térmica.

CALÇA CARGO

A calça cargo também é uma tendência para este ano. A sua modelagem é bastante flexível para todos os gêneros, isso porque ela é superlarga. Além disso, a peça busca trazer praticidade e conforto em todos os sentidos, fazendo com que se tenha vários bolsos, posicionados em localizações inovadoras.

A calça cargo faz parte da moda utilitária, que mistura o esportivo e o militar. Entretanto, ela já existia nos anos 1990, voltando repaginada. Mas o caimento se mantém folgado e confortável.

MACACÃO/JARDINEIRA JEANS

As já conhecidas peças também podem aparecer neste inverno, mas com complementos mais quentes por baixo ou por cima, como um suéter ou moletom. As peças são bastante versáteis e também trazem um estilo retrô ao estilo. 

Entretanto, há diferença entre os dois, o macacão tem a parte superior toda fechada, enquanto a jardineira possui a parte de cima mais aberta e com alças finas, o que não permite que seja usada sem nada por baixo.

JAQUETA JEANS

As jaquetas também entram como uma peça atemporal neste inverno. As com modelagens mais soltas e confortáveis, como as jaquetas parka, trucker e shearling, são perfeitas para os tempos mais frios.

Nesta estação, elas podem ser utilizadas com diferentes peças de roupas, e até em um look all jeans. 

PATCHWORKS

Outra tendência, são as peças jeans patchwork. O jeans patchwork ou jeans reconstruído são peças feitas com retalhos como se a peça tivesse sido feita a partir, ou, com sobras de outras peças.

Esse tipo de customização pode ser encontrado em todos os modelos de peças citados acima porque o seu objetivo principal é criar peças com um visual de "retalho". Elas podem ser usadas nesta temporada para quem gosta de se aventurar na moda e de mostrar sua personalidade em peças mais chamativas.

Independentemente da peça escolhida, basta usar a criatividade e saber equilibrar o estilo pessoal com o clima do dia.

Agora você pode acompanhar o iG Queer também no Telegram!  Clique aqui para entrar no grupo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

** Julio Cesar Ferreira é estudante de Jornalismo na PUC-SP. Venceu o 13.º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão com a pauta “Brasil sob a fumaça da desinformação”. Em seus interesses estão Diretos Humanos, Cultura, Moda, Política, Cultura Pop e Entretenimento. Enquanto estagiário no iG, já passou pelas editorias de Último Segundo/Saúde, Delas/Receitas, e atualmente está em Queer/Pet/Turismo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!