No próximo dia 26 de julho, Paris será palco da 33ª edição dos jogos olímpicos, e os holofotes de todo o mundo estarão voltados para a maior competição esportiva de 2024, na qual são esperados 10,5 mil atletas, o maior número desde a edição de Sydney, na Austrália, há 24 anos.
Esta será a primeira vez que haverá a mesma quantidade de homens e mulheres, com 5.250 de cada sexo disputando as 48 modalidades esportivas. Porém, o número de esportistas assumidamente LGBTQIAPN+ parece estar diminuindo. Se comparada a edição de Tóquio, que ocorreu em 2021 - foi atrasada devido à pandemia de Covid-19 - e contou com 186 competidores , também o maior número desde a edição de 2000, na qual apenas sete competidores pertencentes à comunidade puderam representar seus países na briga por medalhas.
Ainda em seletivas para as Olimpíadas de Paris, há uma lista com 53 atletas declaradamente LGBTQIAPN+. Estima-se que o total pode ser menor do que o da última edição. Pelo Brasil, 16 nomes compõem a lista. Segundo dados obtidos pela revista OUT e pelo portal Guia Gay, ao todo, 41 atletas competem na categoria feminina. Duas são declaradamente não-binárias e um homem trans. Já entre a população masculina são até o momento 12 atletas; o dado reflete a dificuldade e o preconceito para se assumirem.
Espaço para a inclusão
Paris contará com a Pride House Party, um espaço dedicado à comunidade LGBTQIAPN+, que tem o objetivo de promover a inclusão e o respeito pela diversidade no esporte em competições internacionais. Pela primeira vez, uma atleta sul-americana integrará a lista de embaixadores, a nadadora paralímpica brasileira Edênia Nogueira Garcia, tetracampeã mundial e medalhista paralímpica.
A população brasileira deseja ver mais “diversidade”. Com o aumento da publicidade e de representatividade em eventos mundiais, como as Olimpíadas, o número de marcas e patrocinadores para atletas LGBTQIAPN+ tende a aumentar. Não só em propagandas esportivas, mas também em outras áreas, após o espetáculo.
A identificação com propagandas que retratam a diversidade é maior entre os próprios públicos, mas o índice deu um salto de evolução também entre a população geral, de 49% para 58%, de acordo com estudo realizado pela Croma Consultoria.
As pessoas estão valorizando cada vez mais representações verdadeiras e inclusivas na propaganda
Segundo dados do Oldiversity, 64% dos respondentes gostariam de ver mais propagandas com elementos de diversidade. Edmar Bulla, idealizador do estudo, fala que “Incluir elementos e representar efetivamente a diversidade nas propagandas estampa o contraste que há na vida cotidiana, que é natural e deve ser valorizada. Marcas podem desempenhar um papel importante na desconstrução de estereótipos, preconceitos e discriminações”.
Um exemplo de publicidade com diversidade é o novo filme da empresa de telefonia patrocinadora oficial do Time Brasil, que lançou uma nova campanha que resgata o tema da vitória de Ayrton Senna. Com a música que marcou gerações, a marca visa promover o engajamento do público com os atletas brasileiros às vésperas dos Jogos Olímpicos de Paris.
O ponto alto da campanha, intitulada “Ouro é inspirar novos tempos”, é um filme que destaca a influência dos atletas na sociedade atual, incluindo a judoca Rafaela Silva. Assim como outros atletas de destaque, como a skatista Rayssa Leal, o jogador de futebol Vini Jr, o surfista Gabriel Medina e o velocista Alisson dos Santos.
Danielle Vilhena, que recentemente liderou projetos estratégicos e produção de conteúdo para o COB (Comitê Olímpico do Brasil) e o Time Brasil, incluindo os Jogos Pan-Americano de Lima 2019 e os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, declarou que os Jogos Olímpicos de Paris será um grande marco para muitas pautas sociais importantes e necessárias.
“Temos, entre outros, o empoderamento feminino, a equidade no número de mulheres participantes e também o envolvimento da comunidade LGBTQIAPN+ cada vez mais engajada nas conversas e propósitos. Com a busca da diversidade e da representatividade, iniciativas serão criadas durante os Jogos para estimular a inclusão e o respeito entre os mais diversos públicos, propagando de forma genuína os valores olímpicos dentro de uma esfera ampla e social”, disse Danielle.
Uma das maiores vencedoras da história das águas abertas chega aos Jogos Olímpicos Paris 2024 em busca do segundo ouro. Mas a luta de Ana Marcela Cunha não se limita à maratona aquática. Em Tóquio 2020, ela dedicou a medalha “a todos aqueles que lutaram pela defesa dos direitos das mulheres e das pessoas LGBT”. Assim como Ana Marcela, Arthur Nory vai a Paris conquistar mais uma vitória, agora declaradamente assumida, quando manifestou a sua relação com João Otávio Tasso, em 2021