Conhecido por dar voz a grupos minoritários e por sua pesquisa sobre o modo brasileiro de se fazer teatro musical, o Núcleo Experimental homenageia em seu novo trabalho o jornalista Herbert Daniel, ativista LGBTQIAPN+ na luta pelo direito das pessoas com HIV/Aids e revolucionário brasileiro.
“Codinome Daniel” estreia no dia 12 de janeiro de 2024 na sede do grupo na Barra Funda, em São Paulo , onde segue em cartaz até 4 de março, com apresentações às segundas, às sextas e aos sábados, às 21h; e aos domingos, às 19h.
O trabalho tem direção, dramaturgia e letras de Zé Henrique de Paula e música original e direção musical de Fernanda Maia. Já o elenco traz Davi Tápias, Luciana Ramanzini, Fabiano Augusto, André Loddi, Lola Fanucchi, Cleomácio Inácio, Renato Caetano e Paulo Viel.
“Pretendemos levar ao público a vida e a obra, ainda muito desconhecida, do jornalista e escritor Herbert Daniel, um revolucionário gay que desafiou tanto a ditadura de direita quanto os setores da esquerda que reproduziam a homofobia e a heteronormatividade”, comenta Zé Henrique de Paula.
Um dos elementos de frente da luta armada, Herbert se exilou em Portugal e na França , onde contraiu HIV, foi o último dos anistiados e, uma vez de volta ao Brasil, tornou-se um ativista fundamental na luta pelos direitos das pessoas vivendo com HIV/Aids . Sua importância se deve ainda ao fato de ter sido o fundador do Grupo Pela Vidda e um dos fundadores do Partido Verde.
Atuou pelos direitos da população LGBTQIAPN+, das mulheres, dos negros, além de ativista ambiental. Herbert morreu em 1992 devido a complicações causadas pela Aids.
“Acreditamos que o teatro pode ser uma ferramenta poderosa no sentido de reacender uma luz sobre essa figura menosprezada da história do movimento LGBTQIAPN+ no Brasil recente. Afinal, sendo a memória uma construção social, a peça ajuda a colaborar para que minorias possam entrar em contato com o inventário da luta pela democracia, diversidade e justiça social”, acrescenta o diretor.
O teatro foi uma das primeiras paixões de Herbert Daniel em sua juventude e ele foi também dramaturgo.
Codinome Daniel é a terceira parte do que o grupo chama de “Uma Trilogia Para a Vida”, junto com os espetáculos “Lembro Todo Dia de Você” e “Brenda Lee e o Palácio das Princesas” . Como fio condutor das três peças está um conjunto de discussões e pontos de vista a respeito da questão do HIV/Aids no Brasil, da década de 80 aos dias de hoje.
SERVIÇO
"Codinome Daniel"
Quando:
12 de janeiro a 4 de março de 2024
Onde:
Teatro do Núcleo Experimental – Rua Barra Funda, 637, Barra Funda, São Paulo
Horários:
sextas, sábados e segundas, às 21h, e domingos, às 19h
Ingressos:
R$ 20 a R$ 40; compre aqui
Classificação:
12 anos
Acompanhe o iG Queer também nas redes sociais: Instagram , X (Twitter) , Facebook e Comunidade no Whatsapp .