Entender a demografia LGBTQIA+ dentro de uma empresa é fundamental para garantir direitos aos empregados
Christin Hume/Unplash e Fotomontagem/iG
Entender a demografia LGBTQIA+ dentro de uma empresa é fundamental para garantir direitos aos empregados

O Instituto Mais Diversidade em parceria com a Human Rights Campaign Foundation (HRC) e o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ está lançando oficialmente, nesta quarta-feira (25), a terceira edição da pesquisa HRC Equidade BR, que classificará as “Melhores empresas para pessoas LGBTQIA+ trabalharem no Brasil”.  Empresas brasileiras de todos os portes e segmentos poderão se inscrever até o próximo dia 23 de fevereiro de 2024.

Este é o terceiro ano desta iniciativa, que já se tornou uma das principais ferramentas institucionais e gratuitas no Brasil para que as organizações tenham um mapeamento do que é necessário efetivamente ser feito para avançar na pauta LGBTQIA+.

As empresas que obtiveram uma classificação 100% no Índice HRC Equidade BR atenderam a todos os critérios para aquele ano e são reconhecidas como Melhores Empresas para Pessoas LGBTQIA+ trabalharem.

A análise é inspirada no índice de Igualdade Corporativa (CEI) aplicado há 20 anos pela HRC Foundation nos Estados Unidos e organizada em quatro pilares:

  • Políticas e Benefícios Inclusivos;
  • Apoio a uma Cultura Inclusiva e Melhores Práticas Baseadas em Dados;
  • Esforços de Treinamento Interno e de Prestação de Contas;
  • Compromissos Públicos.

Edições da pesquisa

Em sua segunda edição, realizada em 2023, a pesquisa trouxe uma análise sobre a adoção de políticas inclusivas relacionadas às pessoas colaboradoras LGBTQIA+. Houve a participação de 91 empresas.

Dessas, 57 receberam a nota máxima de 100 e a certificação, como Raia Drogasil S/A, L’Oréal Brasil, Atento, Gerdau e Itaú Unibanco.

Já na primeira edição, em 2022, mais de 100 organizações aderiram ao estudo, entre as quais 60 completaram o questionário. Dessas, 38 atingiram a nota máxima de 100 pontos.

De acordo com João Torres, presidente executivo do Instituto +Diversidade, o objetivo é fazer com que esse tema avance cada vez mais dentro e fora das instituições.

“Com o levantamento podemos entender como as empresas estão evoluindo na criação e revisão da sua estratégia de D&I, além de seus processos, políticas e práticas para fortalecer a inclusão. Temos o desafio de fazer o tema avançar em organizações de pequeno e médio portes, além das empresas familiares”, comenta o executivo.

O resultado da nova edição está previsto para ser anunciado em junho de 2024 na Feira DiverS/A, iniciativa do Instituto Mais Diversidade que busca promover conexão e articulação de oportunidades entre estudantes e profissionais lésbicas, gays, bissexuais, trans, intersexuais (e de todas as identidades e expressões de gênero e orientações sexuais) e empresas que promovem a diversidade e inclusão nos seus times. A incrição pode ser feita por meio do site oficial da Mais Diversidade .

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