M1ss Jade So, Bernie e Captivating Katkat são mulheres trans e estão na final do reality de Filipnas
Reprodução/Instagram - 28.09.2023
M1ss Jade So, Bernie e Captivating Katkat são mulheres trans e estão na final do reality de Filipnas

Pela primeira vez nas edições do reality show  RuPaul's Drag Race , uma final será composta por maioria trans. A versão filipina em exibição do programa contará com quatro queens na final: Arizona Brandy, Bernie, Captivating KatKat e M1ss Jade So, sendo apenas Arizona Brandy que não se identica como uma mulher transgênero. As quatros disputarão o título de próxima “Drag Superstar”, da 2ª temporada do reality das Filipinas. 

M1ss Jade So é apresentada como estudante de design de moda e rainha do estilo, e vive a vida como se fosse "a estrela de seu próprio videoclipe". Abraçando a sua identidade de mulher transgênero, ela representa um farol de unidade entre suas companheiras trans, vendo-as não como concorrentes, mas como irmãs numa jornada partilhada.

Bernie é uma das rainhas mais estimadas e estabelecidas de Manila, a capital das Filipinas, com mais de 16 anos de experiência na cena drag. Como mulher trans, ela abriu caminho para a inclusão e aceitação dentro da comunidade.

Agraciando o renomado clube local O-Bar como artista regular, ela atrai o público noite após noite. Um verdadeiro pilar de força, a dedicação de Bernie ao seu ofício não só sustenta a sua família, mas também alimenta os seus próprios sonhos. 

Já a Captivating Katkat, é uma das drag queens mais proeminentes das Filipinas, mantém o público cativado com seus talentos extraordinários. Como mulher trans, ela abraçou destemidamente sua identidade e quebrou limites no mundo drag. 

A representatividade trans em Drag Race

Embora seja a primeira vez com uma final majoritária de mulheres trans, o reality já teve uma vencedora trans e já contou com participantes que eram ou se afirmaram trans após as gravações, como o caso da Adore Delano .

Em relação às que entraram já como pessoas trans, Peppermint foi a primeira mulher trans a competir, na 9ª temporada da versão norte-americana, e Gottmik foi o primeiro homem transgênero, na 13ª temporada do EUA.

Contua, na história do reality, Kylie Sonique Love se tornou a primeira trans vencedora, levando para casa a coroa do "All Stars 6". Ela já havia participado também da 2ª temporada, mas ainda não se afirmava como trans.

Agora você pode acompanhar o  iG Queer também no Instagram!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!