Termos lesbofóbicos que devem ser evitados

Em agosto é comemorado o Dia do Orgulho Lésbico (19) e o Dia da Visibilidade Lésbica (29)

Caminhoneira

Um termo antigo e muito utilizado no Brasil para se referir a lésbicas é a palavra "Caminhoneira". A palavra faz referência, de forma pejorativa, a mulheres lésbicas que não correspondem a expectativa de feminilidade e deve ser evitado. Ele é usado apenas pelas próprias lésbicas, que reapropriaram o sentido do termo.

Pexels

Gay

Mulheres lésbicas não são gays e sim lésbicas. O primeiro termo deve ser usado apenas para homens, cis e trans, que têm atração sexual exclusiva com outros homens. Homofobia também deve ser evitado nos casos de discriminação a lésbicas. O termo correto é lesbofobia. Saiba no link abaixo como fazer uma denúncia contra LGBTfobia!

Pexels

Machona

Mais um termo antigo utilizado no Brasil para se referir a lésbicas que não performam a feminilidade padrão é "machona", e deve ser descontinuado. Diferente de "caminhoneira", que foi reapropriado, este outro termo não é bem visto nem pela própria comunidade lésbica.

Banco de imagens LGBT Tem Que Ter/Isadora Heimig

Masculinazada/masculina

Mais um termo para diminuir mulheres lésbicas é "masculinizada" ou "masculina". Este também ataca mulheres que fogem do padrão feminino.

Darina Belogonova/Pexels

Sáfica

Utilizada até de forma acadêmica, o termo "sáfica" gera opiniões diferentes. Aqueles que criticam o termo justificam a reprovação devido ao fato de a palavra se referir a mulheres que sentem atração por outras mulheres, mas não de forma exclusiva, como é o caso da orientação sexual lésbica. Com isso, utilizá-lo para se referir a lésbicas é um equívoco, do ponto de vista semântico da palavra.

iStock

Sapatão

Mais um termo que tenta ridicularizar mulheres lésbicas não femininas, mas que foi reapropriado pela própria comunidade lésbica é "sapatão". Hoje a palavra é motivo de orgulho e celebração, contudo, é autorizada ser utilizada apenas pela comunidade.

Pexels

Agora que você soube os termos que devem ser excluídos, conheça abaixo gírias que são utilizadas pela comunidade lésbica!

Quer saber mais?

Acompanhe todos os conteúdos do iG Queer! Acesse o site no link abaixo.

Miguel Trombini

Veja mais Top Stories