Entenda como denunciar casos de LGBTfobia

Crime previsto em lei

Embora ainda não exista uma lei exclusiva, a LGBTofobia é considerada crime desde 2019 quando foi incluída no crime de racismo por decisão do Supremo Tribunal Federal.

Pexels

O que é considerado LGBTfobia?

Agressões psicológica, moral, física e sexual, além da negativa a direitos nas esferas pública e institucional são considerados crimes de LGBTfobia.

Pexels

Como provar o crime de LGBTfobia?

Para provar o crime de LGBTfobia o ideal é ter algum registro da prática criminosa - como áudio, vídeo ou mensagens de texto. O material deve ser entregue à Polícia e de preferência sem ser divulgado previamente a terceiros ou publicamente.

Pexels

Como denunciar?

O crime de LGBTfobia deve ser denunciado em qualquer Delegacia de Polícia ou unidade especializada. A denúncia também pode ser feita por telefone pelo número 190, Disque 100 ou Disque Denúncia. O crime pode ser denunciado tanto pela vítima ou por uma testemunha.

Pexels

Qual a pena prevista para casos de LGBTfobia?

A pena prevista para o crime de LGBTfobia é de um a três anos de reclusão, que pode se estender para cinco, caso ocorra a divulgação do ato LGBTfóbico de forma pública. O crime ainda é inafiançável e imprescritível.

Pexels

Quer mais?

Agora você pode acompanhar todos os conteúdos do iG Queer pelo nosso canal no Telegram. Acesse o link abaixo para fazer parte.

Miguel Trombini