A
drag queen
Pearl, personagem de Matthew James Lent, foi acusada de praticar blackface em um post em sua rede social. A prática considerada racista consiste em uma pessoa não negra se caracterizar como tal.
Pearl aparece em uma sequência de fotos vestida como a boneca Skipper, contudo, Matthew pintou sua pele para parecer mais escura: "Skipper está crescida agora", escreveu a drag queen na postagem. Veja as fotos:
A atitude não foi bem recebida pelos interautas que criticaram a ação, incluindo drags que também já participaram da competição.
"Não preciso dizer porque claramente muitos aqui não são surdos e vocalizaram em voz alta que isso não está certo. Você sabe muito bem como isso parece e como seria percebido. É imprudente e uma pena. Blackface é inaceitável", escreveu Mayhem Miller que participou da 10ª edição do programa e do spin off "All Stars 5".
Tayce, que integrou o elenco da segunda temporada da versão britânica do show, também repudiou a atitude de Pearl: "Tanto para desempacotar aqui e estou aqui para isso". Contudo, nem todas as queens foram contrárias.
Jaymes Mansfield, que acabou de participar da oitava temporada do "All Stars" e integrou o elenco da nona temporada de "Drag Race US", elogiou a colega de profissão - atitude que foi criticada pelas pessoas nos comentários: "Isso é incrível", escreveu a drag.
Blackface no Caravana das Drags
O reality brasileiro “Caravana das Drags”, do Amazon Prime Video, comandado por Xuxa e Ikaro Kadoshi, também contou com um episódio de blackface, que rendeu a eliminação da queen que realizou a prática.
Chandelly Kidman foi expulsa do programa após realizar o blackface durante um mini desafio, chamado de "close" no programa. A drag já havia se caracterizado com elementos da cultura negra anteriormente durante a competição, e havia sido alertada pelas outras queens da problemática das ações.
Agora você pode acompanhar o i G Queer também no Instagram!