Carmen Xtravaganza morreu devido a um câncer
Reprodução/Twitter
Carmen Xtravaganza morreu devido a um câncer

Carmen Xtravaganza, estrela do documentário ' Paris is Burning ', faleceu aos 62 anos na última sexta (4) após uma intensa batalha contra um câncer de pulmão. Nascida na Espanha, a matriarca da 'House of Xtravaganza' foi modelo, cantora e grande propulsora da cultura Ballroom em todo o mundo, levando-a ao reconhecimento das comunidades, quando em 1999 foi nomeada para o Ballroom Hall of Fame.

"Durante toda a década de 1980, Carmen reinou nas passarelas como uma das "belezas impossíveis" da House of Xtravaganza. Sua presença e seu talento deixaram uma marca indelével na cena das Casas de Ballroom." escreveu a House of Xtravaganza em um anúncio do falecimento em suas redes sociais.

Em setembro de 2022, Mink Xtravaganza iniciou um financiamento coletivo na tentativa de ajudar Carmen em seu tratamento do câncer, no entanto em julho deste ano Carmen anunciou em suas redes que a doença já estava em estágio quatro e havia se espalhado para os ossos. "A quimioterapia que eu estava fazendo não funcionou. Minha mensagem é: Aproveitem a vida, amem a família, sejam perdoados, humildes e amem a Deus sobre todas as coisas. Quero agradecer a todos vocês por fazerem parte da minha jornada na vida”, escreveu Carmen no Facebook.

Brooke e Carmen Xtravaganza em cena de Paris Is Burning
Reprodução/Facebook
Brooke e Carmen Xtravaganza em cena de Paris Is Burning

No documentário histórico de 1990 ‘Paris Is Burning’, Carmen aparece numa cena ao lado da sua irmã Brooke Xtravaganza. Nela, a dupla está conversando sobre as suas transições. Brooke descreve as operações pelas quais passou e Carmen começa a rir. “exceto essa voz ainda está lá” [“except that voice is still there”]. Mais tarde, ambas cantam “I Am What I Am”, de Gloria Gaynor.

"Hoje, estendemos nossas mais profundas condolências a todos que a amavam. Ao guardarmos sua memória em nossos corações, sua famosa frase, ‘... aquela voz ainda está lá’, ganha um novo significado, servindo como um lembrete de que o espírito de Carmen continuará vivo por meio do amor e das lembranças que ela deixou. Descanse no poder, querida Carmen. Sentiremos sua falta, mas seu espírito continuará a inspirar." escreveu a House of Xtravaganza exaltando o legado de Carmen.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!