'Heartstopper', exibida pela Netflix, é um dos exemplos mais recentes de séries LGBT desenvolvidas de acordo com a realidade da comunidade
Reprodução/Netflix - 02.09.2022
'Heartstopper', exibida pela Netflix, é um dos exemplos mais recentes de séries LGBT desenvolvidas de acordo com a realidade da comunidade

A série LGBT+ "Hearstopper" , baseada no romance de Alice Oseman, é um grande sucesso na maior parte do mundo, mas não uma unanimidade. Na Hungria, por exemplo, o governo está aplicando multas contra uma livraria por vender as histórias em quadrinhos nas quais o programa da Netflix se baseia.

As autoridades húngaras estão multando a livraria por vender os livros sem a embalagem fechada, o que infringiu uma lei controversa contra a "disseminação de conteúdo LGBTQ+ para jovens com menos de 18 anos".

Capa do primeiro volume do romance de Alice Oseman, Heartstopper
Divulgação

Capa do primeiro volume do romance de Alice Oseman, 'Heartstopper'

"Heartstopper" é uma comédia romântica queer que acompanha a história dos adolescentes Charlie e Nick, enquanto eles vivem conflitos juvenis com suas identidades e se apaixonam um pelo outro.


Oseman criticou a medida

A autora da obra se mostrou contrária a medida húngara e se manifestou em suas redes sociais no início desta semana:

“Muito triste e com raiva de saber sobre isso”, escreveu ela em uma captura de tela de um artigo sobre a multa. “Jovens queer merecem se ver na literatura. A cultura queer não é inapropriada para crianças.”

Ela continuou, escrevendo: “Enviando amor a todos que estão lutando contra isso e apoiando livros queer”.


Multa de quase 170 mil reais

De acordo com a BBC, a varejista Lira Kiskereskedelmi Kft foi multada em 12 milhões de forints (cerca de 169, 854 mil reais) por vender um livro "Heartstopper" sem envolvê-lo em papel alumínio.

"A investigação afirmou que os livros em questão retratam a homossexualidade e, apesar disso, eles foram colocados entre a literatura voltada para menores", disse o gabinete do governo em comunicado à agência de notícias estatal MTI.

Em 2021, o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, apresentou a lei que proíbe a "exibição e promoção da homossexualidade" para menores de 18 anos, alegando que está defendendo os valores cristãos do país e protegendo as crianças. A lei permaneceu em vigor, apesar das reclamações de grupos de direitos humanos e da União Europeia.

"Heartstopper Volume 5" está programado para ser lançado em 19 de dezembro nos EUA e o sexto volumo já foi anunciado como o último da série de literatura. A segunda temporada da versão audiovisual chega à Netflix em 3 de agosto. Veja o trailer:




Agora você pode acompanhar o  iG Queer também no Instagram!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!