A detentora do Recorde Mundial do Guinness para a drag queen mais velha em atividade, Darcelle XV, morreu aos 92 anos. O título no livro dos recordes ocorreu em 2016. A artista mantinha um cabaret há mais de 50 anos em Portland, Oregon, (EUA). A página oficial da casa anunciou a morte da queen nas redes sociais.
“A família de Darcelle XV, juntamente com seu elenco e equipe, está com o coração partido em anunciar que nossa amada Darcelle (Walter W. Cole, Sr.) morreu aos 92 anos de causas naturais”, disse a Darcelle XV Showplace no Instagram.
Em outra publicação, a casa afirmou não lamentará neste momento, mas sim celebrará a memória da drag queen.
"Obrigado a todos pela incrível manifestação de apoio e gentileza neste fim de semana! Todos nós do Darcelle XV Showplace agradecemos muito! Tem sido maravilhoso celebrar nossa amada Darcelle com a família e amigos, antigos e novos!"
Antes de performar como drag, Walter W. Cole, Sr. foi um gerente de uma rede de varejo, dirigiu um café estilo beatnik chamado Caffe Espresso, além de outros inúmeros bares, segundo o site Them.
Em 1967, Cole comprou a Demas Tavern, no então bairro violento de Portland. Foi nesse momento que Darcelle XV surgiu, quando o artista tinha 37 anos. Ele afirmou que se tornar uma drag queen melhorou, e talvez até, salvou sua vida.
“Se eu não tivesse admitido quem eu era, provavelmente estaria morto agora”, disse ele em 2010, segundo o The Oregonian. Como Darcelle, Cole arrecadou dinheiro para diversas instituições de caridade, incluindo muitas organizações LGBTQ+ e de Aids.
A drag queen recebeu, inclusive, o prêmio Spirit of Portland em 2003. O clube o qual ela administrava também organizou jantares de véspera de Natal para pessoas que não tinham outro lugar para ir.
Agora você pode acompanhar o iG Queer também no Telegram! Siga também o perfil geral do Portal iG.