A atriz, cantora, compositora cearense e artista trans Verónica Valenttino venceu o Prêmio Shell de Melhor Atriz pelo musical "Brenda Lee e o Palácio das Princesas". Com a conquista ela se tornou a primeira atriz trans a ganhar o troféu, considerado um dos principais das artes cênicas do Brasil.
Em setembro do ano passado, a atriz já havia levado outro prêmio pelo mesmo trabalho, o Bibi Ferreira, na categoria Revelação em Musicais, o que também a tornou a primeira mulher trans a levar o troféu.
Brenda Lee, que dá nome ao espetáculo que Verónica protagoniza, é considerada uma das principais figuras da militância trans brasileira. Na década de 1980, a ativista abrigava na própria casa travestis que haviam sido expulsas de casa.
O local ganhou então o apelido de "Palácio das Princesas". A casa ficou conhecida como um dos primeiros locais de acolhimento para pessoas LGBTQIAP+ no país, e ainda prestava assistência médica e social a pessoas que vivam com o HIV.
Vale destacar que Verónica Valenttino é a segunda pessoa trans a levar um troféu no Prêmio Shell de Teatro. Em 2012, o multiartista Leo Moreira Sá ganhou uma estatueta na categoria Iluminação.
“A arte me salvou me dando um caminho e também transformou minha minha vida em vários momentos. Ganhar o prêmio foi um divisor de águas para mim”, disse Leo em entrevista exclusiva ao iG Queer.
Agora você pode acompanhar o iG Queer também no Telegram! Clique aqui para entrar no grupo. Siga também o perfil geral do Portal iG.