A jornalista Barbara Walters , a primeira mulher a apresentar um noticiário noturno na televisão norte-americana, ser âncora e correspondente, morreu no dia 30 de dezembro do ano passado, aos 93 anos. A notícia causou comoção em todo o mundo pela representatividade que Barbara trouxe para as mulheres na televisão.
Com a morte da apresentadora, muitas entrevistas marcantes de sua carreira foram relembradas, mas nem todas celebradas hoje em dia. Uma delas foi com o cantor porto riquenho Ricky Martin , que deu uma entrevista ao "The View" no início dos anos 2000, programa criado por Barbara e que continua no ar atualmente.
Na ocasião, a jornalista foi insistente ao tentar fazer com que Martin se declarasse gay. Na época ainda era muito difícil para que celebridades e artistas abordassem suas orientações sexuais de forma pública. Anos mais tarde a jornalista se mostrou arrependida de sua abordagem.
“Em 2000, pressionei muito Ricky Martin a admitir se ele era gay ou não, e a maneira como ele se recusou a fazer isso fez com que todos decidissem que ele era. Muitas pessoas dizem que isso destruiu sua carreira e, quando penso nisso agora, sinto que foi uma pergunta inapropriada”, comentou Barbara ao responder qual foi o maior arrependimento de sua carreira a uma televisão canadense.
À revista People, em 2021, Martin também deu uma declaração sobre o assunto. Ele afirmou que se sentiu violado com a entrevita porque “não estava pronto para me assumir” e que estava com “muito medo”.
Na entrevista, Barbara questiona Martin se os rumores sobre sua sexualidade o machucam e como ele lida com eles. O cantor se esquiva das perguntas ao responder: “Sexualidade e homossexualidade não deveriam ser um problema para ninguém. Acho que a sexualidade é algo que cada um deve lidar à sua maneira, e é só isso que tenho a dizer”.
No entanto, Barbara insiste e tenta arrancar uma confissão do artista. “Bem, você sabe que poderia parar esses rumores. Você poderia dizer, como muitos artistas têm feito, ‘Sim, eu sou gay’, ou você poderia dizer, ‘Não, eu não sou’, ou você poderia deixar isso, como você está fazendo, ambíguo”.
Martin fica em silêncio na sequência e mostra desconforto com o tom da entrevista. Barbara segue o resto da conversa pressionando o músico.
Em junho de 2021, o cantor denunciou ataques homofóbicos que recebeu nas redes sociais após postar fotos com seu marido, Jwan Yosef. Na época, o cantor afirmou ainda que perdeu seguidores após a postagem.
"Há uma semana publiquei umas fotos com meu esposo para uma edição especial da revista CAP 74024. Para ambos foi uma experiência maravilhosa e uma maneira de celebrar nosso orgulho. O que não esperava, sobretudo depois de todo o trabalho que tem sido feito durante tantos anos, é que um grande número de pessoas decidiram deixar de nos seguir ou comentar de maneira desdenhosa", declarou Martin sobre o episódio.
Na entrevista à Revista People, ele também abordou a falta de oportunidades para atuar e atribuiu a homofobia à questão.
Agora você pode acompanhar o iG Queer também no Telegram
, então entre no nosso grupo! Siga também o perfil geral do Portal iG.