Desde 2015, as Unidades Móveis de Cidadania LGBTI, oferecem, de forma itinerante, serviços em prol da comunidade LGBTQIA+
ANTONI SHKRABA/Pexels
Desde 2015, as Unidades Móveis de Cidadania LGBTI, oferecem, de forma itinerante, serviços em prol da comunidade LGBTQIA+

Nesta sexta-feira (14), das 12h às 17h, a estação Vila Matilde, Linha 3-Vermelha do Metrô em São Paulo, recebe uma unidade móvel de atendimento  LGBTQIA+ para alertar sobre o combate à violência, intolerância e discriminação a essa população. De janeiro a setembro de 2022, foram atendidas mais de três mil pessoas. 

Todo o atendimento é realizado gratuitamente e conta com colaboradores na prestação de serviços de assistência social,  assessoria psicológica e jurídica e, quando necessário, encaminhamento aos órgãos competentes.

Desde 2015, as Unidades Móveis de Cidadania LGBTI, da Coordenação de Políticas para LGBTI da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), oferecem, de forma itinerante, informações sobre direitos LGBTI, leis que protegem a população, onde acessar os serviços de saúde e assistência social, além de realizar mutirões de retificação de nome e gênero, fazer o direcionamento dessa população para os Centros de Cidadania LGBTI da cidade de São Paulo e informar sobre as ações da Prefeitura como o Casamento Coletivo Igualitário. O serviço é realizado, hoje, por quatro veículos.

O trajeto das Unidades Móveis de Cidadania LGBTI passa por eventos, praças, bibliotecas, parques municipais e eventos temáticos da população LGBTI, chegando aonde os Centros de Cidadania LGBTI não conseguem chegar, juntando esforços para combater a homofobia e levar informações sobre os direitos LGBTI+ da população da capital paulista.

As Unidades Móveis de Cidadania LGBTI têm à frente quatro centros que atuam em diferentes áreas de São Paulo, sendo eles: Centro de Cidadania LGBTI Edson Néris (Zona Sul); Centro de Cidadania LGBTI Claudia Wonder (Zona Oeste); Centro de Cidadania LGBTI Luana Barbosa dos Reis (Zona Norte) e Centro de Cidadania LGBTI Laura Vermont (Zona Leste).

Para tanto, contam com o apoio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo e do Metrô Social.   A programação de cada unidade pode ser vista no site da Prefeitura de São Paulo.

SERVIÇO:

Ação de assistência social, psicológica e jurídica

Data: 14/10

Horário: das 12h às 17h

Local: Estação Vila Matilde (Linha 3-Vermelha)

Agora você pode acompanhar o iG Queer também no Telegram!  Clique aqui para entrar no grupo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!