LGBTfobia na adolescência pode causar danos severos como ansiedade e pensamentos suicidas, aponta psicólogo.
Pexels
LGBTfobia na adolescência pode causar danos severos como ansiedade e pensamentos suicidas, aponta psicólogo.

O Governo do Canadá passará a adotar o acrônimo 2SLGBTQI+ para se referir a comunidade LGBT do país. O anúncio foi realizado no último domingo (28) durante a coletiva de imprensa liderada pelo Primeiro-Ministro, Justin Trudeau , e pela Ministra Marci Ien do Ministério da Mulher e Igualdade de Gênero, na abertura da Parada do Orgulho LGBTQ+ realizada na capital, Ottawa.

O novo acrônimo visa dar mais visibilidade para os indígenas dois-espíritos (two-spirits, em inglês) do Canadá.

Dois-Espíritos (ou two-spirits) é um termo usado em algumas comunidades indígenas , abrangendo uma identidade cultural, espiritual, sexual e de gênero. O termo reflete entendimentos indígenas complexos de papéis de gênero, espiritualidade e a longa história de diversidade sexual e de gênero nas culturas indígenas. Termos e papéis individuais para pessoas de dois-espíritos são específicos para cada nação.

A palavra "dois-espíritos" foi criada no início da década de 1990, por um grupo de membros e líderes da comunidade indígena na América do Norte. Devido ao seu contexto cultural, espiritual e histórico, o conceito de dois-espíritos deve ser usado apenas por povos indígenas. No entanto, nem todos os indígenas que possuem identidades sexuais e de gênero diversas se consideram dois-espíritos, muitos se identificam como LGBTQ+.

Com base em ampla consulta às comunidades 2SLGBTQI+ em todo o país, o Governo do Canadá adotará e incentivará o uso do acrônimo 2SLGBTQI+ (2ELGBTQI+ em francês), que é mais inclusivo e coloca as experiências das comunidades indígenas 2SLGBTQI+ em primeiro plano. A sigla contempla dois-espíritos, lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, queer, intersexuais e outras pessoas com diversidade sexual e de gênero.

A mudança na sigla foi feita durante o lançamento do Primeiro Plano de Ação Federal 2SLGBTQI+ do Canadá. O plano investirá, ao longo dos próximos cinco anos, 100 milhões de dólares canadenses para apoiar as comunidades 2SLGBTQI+ em todo o país. Este é o maior investimento já feito por um governo no Canadá para esta comunidade e demonstra o compromisso do governo em combater a discriminação e apoiar a diversidade.

Embora o Canadá esteja criando um plano mais consistente para mudar a sigla, o número 2 já era utilizado para identificar a população indígena dois-espíritos na comunidade. 

Agora você pode acompanhar o iG Queer também no Telegram! Clique aqui para entrar no grupo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!