A criação de um time de futsal amador por si só não seria notícia, já que o Brasil é considerado o país do futebol. Mas a criação de um time de futsal formado integralmente por homens trans no país que mais mata pessoas trans e travestis em todo o mundo por 13 anos consecutivos, muito mais do que notícia, é um ato de resistência.
O time Spartanos já começou a fazer história, já que é considerado o primeiro time regional de futsal do ABCD formado por homens trans atendidos pelo Ambulatório DiaTrans, o time tem crescido em participação e sonha alcançar mais visibilidade.
Anthony Hully Pereira Dias é um dos jogadores e responsável pela diretoria e marketing do time. Ele explica os objetivos do grupo. “A gente busca em Diadema ocupar espaços. Tem muitos meninos trans que sofrem porque não tem oportunidade de emprego. A ideia do Spartanos não é só jogar futebol, é trazer oportunidade e visibilidade para que assim a gente consiga conquistar grandes coisas, como a população cis normativa conseguiu. Contamos com vocês”.
Atualmente o Spartanos já conta com 25 jogadores, sendo que 18 deles frequentam os treinamentos assiduamente. A equipe vem revezando os treinamentos em duas praças da cidade, sempre aos domingos pela manhã.
No último domingo (28), na quadra da Praça Juarez Rios de Vasconcelos, no Centro de Diadema, houve a disputa do primeiro amistoso oficial contra a equipe feminina Boleiras Futebol.
“A equipe está em busca de patrocínios e parcerias para aquisição de uniformes e equipamentos”, explica Junior Lima, autor do primeiro gol do jogo (o time da casa venceu as visitantes por 6x5).
Quem quiser patrocinar o time ou ajudar com doações de materiais esportivos, pode entrar em contato com o grupo pelo Instagram @spartanos_jr .
O próximo desafio oficial do time será um amistoso contra a equipe de Sorocaba. O jogo acontecerá no dia 25 de setembro, das 8h às 12h, no Ginásio Municipal de Esportes Claudio Kano (Promissão), como parte da comemoração pelo primeiro aniversário do Ambulatório DiaTrans, o primeiro ambulatório de saúde integral da população de travestis e transexuais de Diadema e do Grande ABCD, que disponibiliza hormonioterapia e abre espaço para fala, escuta e acolhimento das demandas das travestis e de transexuais que moram na região.
Agora você pode acompanhar o iG Queer também no Telegram! Clique aqui para entrar no grupo. Siga também o perfil geral do Portal iG.