Vereador Vinicius Aith (PRTB) embasa sua citação em um estudo publicado no jornal científico britânico
Reprodução/Facebook @viniciusaithsp 03.08.2022 | Pexels
Vereador Vinicius Aith (PRTB) embasa sua citação em um estudo publicado no jornal científico britânico

O vereador Vinícius Aith (PRTB) abriu um requerimento solicitando que a Prefeitura de Sorocaba, no interior de São Paulo, suspenda a realização da 15ª Parada do Orgulho LGBTQIAP+ da região devido o aumento dos casos da varíola dos macacos no país.

O evento tem data prevista para o próximo dia 28 de agosto.
Até a última terça-feira (2), o município paulista havia registrado quatro casos de contaminação do vírus, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde.

Em uma nota enviada pela assessoria do parlamentar ao G1, o pedido é justificado com base em um estudo publicado no jornal científico britânico The New England Journal of Medicine, que cita que de 528 pessoas contaminadas pelo vírus da monkeypox, 98% eram homens gays ou bissexuais.

A varíola dos macacos tem se concentrado no grupo HSH (homens cis gays ou bissexuais que fazem sexo com outros homens), mas vale ressaltar que não se trata de um vírus exclusivo da comunidade queer , que esse recorte de casos representa o cenário atual e não permanente.

OMS recomendou que grupo HSH reduza parceiros sexuais

O diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, aconselhou que o grupo HSH reduza, neste momento, a quantidade de parceiros sexuais diferentes para conter a disseminação do vírus.  Também foi recomendado que grávidas usem camisinha e máscaras.

Ghebreyesus reforçou que "estigma e discriminação podem ser tão perigosos quanto qualquer vírus e podem alimentar o surto" e lembrou ainda que, além da transmissão por contato sexual, a varíola dos macacos pode se espalhar por contato próximo como abraços e beijos, e em toalhas ou roupas de cama contaminadas, por exemplo.

Até estar terça-feira (2), o Brasil registrou 1.474 casos confirmados de varíola dos macacos , segundo o Ministério da Saúde.

Nota do Movimento LGBT+ de Sorocaba

O representante Movimento LGBTQIAP+ de Sorocaba e membro da organização da 15° Parada do Orgulho LGBTQIA+, Ronaldo Pires,  enviou uma nota à reportagem do G1 repudiando o pedido do vereador. Confira abaixo na íntegra:

"Recebemos com alegria a posição do vereador Vinícius Aith (PRTB), que fez um requerimento, nesta segunda-feira (1º), pedindo à prefeitura para suspender a Parada LGBTQIA+ em Sorocaba, prevista para ocorrer em 28 de agosto.

Na verdade, ele acaba nos ajudando ao fazer propaganda da nossa parada, que neste ano tem o tema VOTE PELA VIDA, VOTE COM ORGULHO.

Soa inconsistente esse requerimento do vereador, que até recentemente era a favor do uso da cloroquina, medicação comprovada cientificamente ineficiente para tratamento do covid-19, querer associar de maneira LGBTfóbica a varíola dos macacos à população LGBTQIAP+, em que a própria ciência ainda estuda todas as maneiras de transmissão dessa doença.

Sorocaba realizou recentemente inúmeros eventos e shows grandiosos e por parte da Saúde Pública e Vigilância Sanitária sem quaisquer proibições, lembrando o nobre vereador terá de cancelar todos futuros eventos.

A Parada LGBTQIAP+ de Sorocaba é um evento diverso, e de forma consciente pretende também levantar a discussão sobre a importância do SUS, universal, público, gratuito e de qualidade e essa deveria ser a preocupação do vereador: defender o SUS e não estigmatizar ou querer proibir manifestações populares.

Somos, estamos, resistimos, acostume-se!"

Agora você pode acompanhar o iG Queer também no Telegram!  Clique aqui para entrar no grupo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.





    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!