Pesquisa foi realizada com 1008 brasileiros no mês de junho
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Pesquisa foi realizada com 1008 brasileiros no mês de junho

Uma pesquisa conduzida pela Hibou Pesquisas em todo o país, respondeu algumas questões sobre como a população brasileira lida com as pautas da comunidade LGBTQIAP+.

A pesquisa “Percepção do Brasileiro - LGBTQIAP+” foi desenvolvida com 1008 pessoas. O levantamento foi feito nos dias 27 e 28 de junho de 2022 e apresenta 3% de margem de erro.

O estudo traz à tona o desconforto da população em relação às temáticas relacionadas à pluralidade de gêneros. Apenas 45,6% se sentem à vontade falando sobre a pluralidade de gêneros e suas pautas quando estão fora de casa e entre desconhecidos, a pesquisa mostra também que falar sobre o assunto em público é uma ocasião desconfortável para os brasileiros, com 70,3% preferindo falar apenas dentro de sua própria casa. 

Inclusive, 20,8% não acreditam no posicionamento das marcas nessa época, e julgam que não passa de campanha de marketing. Isso porque, a pesquisa foi realizada em junho, justamente o mês do orgulho LGBTQIAP+, quando marcas e empresas se posicionam a favor do debate das pautas. Por outro lado, 31,7% acreditam que as campanhas sejam normais, pois é o que todas as marcas andam fazendo. 

O desinteresse quanto à necessidade de abordar os temas LGBTQIAP+ é comum a 16,4% dos brasileiros. Essa parcela da população avalia a discussão da pluralidade de gêneros de três formas: comportamento errado ou contra os princípios (6,2%); com indiferença (5,4%); ou acham desnecessário, pois já cumpriu seu papel (4,8%).

No grupo dos apoiadores sobre temas multigênero, composto por 74,4% dos brasileiros, há um recorte ainda enviesado: 37,3% são favoráveis à conversa, mas pensam haver exageros que desgastam a mensagem; e outros 37,1% são favoráveis, principalmente, por acreditarem na inclusão de todos na sociedade.

A discussão sobre banheiros em locais públicos permanece nebulosa. 40,3% concordam que os espaços devem ser separados, podendo haver banheiros direcionados à diversidade de gênero. Contrários à alteração do quadro tradicional, 39,4% optam por manter a divisão em “masculino” ou “feminino”. 17,3% da população são flexíveis ao tema. Entre eles, 9,4% não vêem a necessidade de polêmicas e 7,9% não se opõem aos banheiros unissex, desde que existam cabines individuais.

A aplicação da linguagem neutra também causa polêmicas entre os brasileiros, que não acreditam em sua importância para a comunidade LGBTQIAP+. O uso das letras “E” ou “X” em substituição às letras “A” ou “O” leva 72,9% dos brasileiros a fazerem defesa do idioma como está, antes de entender a importância dos termos neutros para a comunidade multigênero.

Dentre essa parcela da população, 45% não veem necessidade da neutralização da linguagem. Seguindo com o mesmo pensamento  27,8% consideram o uso das palavras alteradas um erro de grafia e que elas não fazem parte do Português.

Apenas 2,8% concordam que o uso da adequação das palavras como um ato inclusivo e que deveria ser obrigatório. Eles defendem a substituição das palavras "todos", "todas" ou "todos/as" por "todxs” ou “todes" para identificar os diferentes gêneros. 15,5% se mostram flexíveis à substituição dos termos, sendo que 5,4% não se opõem, uma vez que novas palavras são inventadas a todo tempo; e 10,1% são indiferentes, pois cada um escreve como preferir.

A pesquisa completa pode ser  vista aqui.

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