Adote a praticidade na hora de se arrumar
Reprodução/Unsplash
Adote a praticidade na hora de se arrumar

No dia a dia, muitas pessoas se arrumam com antecedência para evitar possíveis atrasos em seus compromissos, mas pode acontecer de surgir um evento que não estava previsto, sendo normal ficar perdido e não saber o que vestir e como se arrumar. 

Na vida moderna, tempo é algo precioso. Por isso, cada vez mais, é preciso aderir a praticidade para economizar tempo na hora de se arrumar. Pensando nisso, o iG Queer separou algumas dicas básicas que servem tanto para escolher o melhor look, quanto para se maquiar, arrumar o cabelo e para os cuidados de beleza.

Antes de iniciar a arrumação, é muito importante considerar qual é o tipo de ambiente para o qual se está indo. Se for uma balada, usar algo mais despojado também facilita a otimizar o tempo, mas caso seja um ambiente mais formal, é preciso escolher uma peça-chave que já conheça e sabe que ficará bom em seu corpo.

Sabendo disso, basta seguir as dicas a seguir. O melhor é que todas elas podem ser adicionadas ao dia a dia, mesmo quando não há pressa.

Look

Escolha peças-chave, acessórios e calçados para criar variações
Reprodução/Unsplash
Escolha peças-chave, acessórios e calçados para criar variações

Para conciliar o look como o evento, basta saber qual a peça que você se sente confortável, mesmo que seja uma peça utilizada várias vezes, tente uma combinação diferente com sobreposições, acessórios e calçados diferentes. Conhecendo a peça, fica mais fácil. Normalmente, na hora de sair, a dúvida sobre qual roupa colocar surge pela insegurança causada pela falta de tempo para poder escolher e experimentar com calma a roupa que usará.

Além disso, um acessório poderoso pode enriquecer qualquer look, desde o mais básico. Por isso, tenha sempre em seu guarda-roupa acessórios modernos. Os calçados também são ótimos para incrementar o look e ajudam na praticidade.

Ter um mural com imagens de looks que te agradam ajuda a melhorar a noção do seu estilo no dia a dia e clareia as ideias na hora que a criatividade falta. E, mesmo que você não tenha nenhum mural de inspiração, busque alguma coisa na internet e tente recriar o look com as peças que já tem.

Looks com peças únicas também são alternativas nestes momentos, como um vestido ou macacão, porque você só perderá tempo pensando nos acessórios. Outra dica é: tire foto com os seus looks preferidos. Em alguns momentos, montamos looks incríveis. Para não esquecer dele e para servir de suporte nas próximas vezes que for se arrumar, tire foto e guarde, isso evita perder tempo escolhendo a roupa, além de sempre lembrar de todas as peças que você possui e que te agradam.

E para que essas dicas sejam expandidas, considere adotar um armário capsula. O armário cápsula consiste em determinar algumas peças de roupas que combinam entre si para usar de maneira atemporal. Isso ajuda na praticidade, pois você não terá que escolher entre todo o seu guarda-roupa, mas optar pelas peças que fazem parte do seu armário cápsula, pois ele será repleto de “peças-chave”.

Cabelo e penteado

Escolha cortes e penteados fáceis e práticos
Reprodução/Unsplash
Escolha cortes e penteados fáceis e práticos

Adote cortes de cabelo que não precisem de um penteado para ficar bonito. Dessa forma, você evita perder muito tempo para arrumar o cabelo. O corte adequado ao seu tipo de cabelo possibilita lavar e sair, sem precisar perder tempo escovando ou arrumando.

Para quem tem cabelo cacheado, use produtos finalizadores, pois eles ajudam a dar forma e definir o seu cabelo, como um mousse ou um leave-in.  Já para quem tem cabelo liso, uma pomada e um spray de fixação ajudam a deixar o penteado no lugar, sem perder muito tempo.

Além disso, o shampoo à seco é um ótimo produto, porque ele tira a oleosidade da raiz e dá uma aparência mais aceitável para o cabelo oleoso,  sem ser necessário perder tempo lavando e secando. 

Mas caso queira lavar o cabelo, seque bem o cabelo antes de começar a escovar. Você pode deixá-lo secar naturalmente ou secá-lo com o secador, mas o importante é que esteja apenas um pouco úmido na hora de modelar os fios. Com isso, você ganha alguns minutos. Pegar mechas grandes na hora de modelar também facilita e acelera o processo, principalmente se o cabelo estiver quase seco.

Se o tempo for mais curto, arrume o cabelo apenas com babyliss ou chapinha. E, em todos os casos, priorize penteados mais fáceis e práticos de serem realizados. 

Maquiagem

Faça maquiagens simples e com poucos produtos
Reprodução/Unsplash
Faça maquiagens simples e com poucos produtos

Não faça uma maquiagem elaborada e que não conheça, escolha aquelas que já consegue fazer no dia a dia com mais facilidade. E, caso queira ousar um pouco, use o batom gloss como sombra (técnica conhecida como glossy eyes ) ou somente um batom na boca. Não perca tempo pensando em combinações e sombras, você pode apenas escolher um batom que tenha a ver com a sua maquiagem.

Dê preferência a produtos com mais de uma função, como o BB Cream que pode substituir a base, o hidratante e até mesmo o protetor solar. Além disso, deixe os produtos de maquiagem separados. Assim, não perderá tempo pensando no que usar e concentrará o momento apenas aplicando a maquiagem.

Outra dica é: invista no combo base, blush e máscara para cílios. Uma maquiagem não precisa de muitos produtos para ficar perfeita. Para ficar mais prática, aposte nesses produtos, que são suficientes para corrigir pequenas imperfeições na pele e criar uma maquiagem bonita.

Cuidados de beleza

Otimize o tempo passando produtos após o banho
Reprodução/Unsplash
Otimize o tempo passando produtos após o banho

Para evitar perder muito tempo se arrumando, aplique o protetor solar e o hidratante logo após lavar o rosto e sair do banho. Após aplicá-los, faça outra atividade, como trocar de roupa ou arrumar o cabelo.

Deixe todos os produtos de beleza em um único lugar e perto de um espelho. Isso evita que perca tempo procurando todos eles e você já pode aplicá-los em frente ao espelho.

Opte também em ter uma máquina depilatória, para caso precise aparar pelos, seja faciais ou corporais, a máquina fará com que o processo seja mais rápido do que utilizar uma simples lâmina de barbear.

Seja prático, organizado e conheça seus gostos e suas peças favoritas. Assim, você conseguirá se arrumar mais rapidamente e em todas as situações. E por fim, escolha o perfume que mais gosta.

Agora você pode acompanhar o iG Queer também no Telegram! Clique aqui para entrar no grupo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

** Julio Cesar Ferreira é estudante de Jornalismo na PUC-SP. Venceu o 13.º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão com a pauta “Brasil sob a fumaça da desinformação”. Em seus interesses estão Diretos Humanos, Cultura, Moda, Política, Cultura Pop e Entretenimento. Enquanto estagiário no iG, já passou pelas editorias de Último Segundo/Saúde, Delas/Receitas, e atualmente está em Queer/Pet/Turismo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!