O mês de junho é mundialmente conhecido como o mês da Diversidade e Orgulho LGBTQIA+. O período recebe muitos eventos, ações e campanhas que servem para comemorar todas as formas de amor, lutar por direitos civis e possibilidades de existir. Em 2022, as Paradas do Orgulho LGBTQIA+ voltam a a acontecer nas ruas em todo mundo.
Para celebrar o retorno, o metabuscador de viagens Kayak criou o Guia “ Experiências Kayak - Viaje com Orgulho ”, que tem como intuito auxiliar visitantes a se prepararem para conhecer as diversas paradas LGBTQIA+ pelo mundo . Além de apontar quais são as tradições e particularidades de cada lugar, o guia também indica atividades para complementar a viagem, hospedagens e até detalhes para curtir ainda mais o momento das paradas. Veja como seis cidades do mundo vão celebrar o orgulho em 2022.
Mês do Orgulho
Junho é escolhido como o mês da Diversidade e Orgulho LGBTQIA+ porque foi no dia 28, do ano de 1969, que houve a Rebelião de Stonewall , onde a população LGBT que estava no bar confrontou a polícia de Nova York que tinha um mandato para fazer a inspeção do Stonewall Inn. O evento foi o marco inicial do movimento LGBTQIA+.
Além disso, o Dia Internacional do Orgulho Gay e Lésbico é comemorado em 28 de junho, data que marca o início do movimento LGBTQIA+ em Stonewall.
Para comemorar os direitos conquistados desde a Rebelião de Stonewall , algumas paradas de orgulho LGBTQIA+ são feitas ao redor do mundo, e o iG Queer traz as seis maioresao redor do planeta.
1 - São Paulo, Brasil
A Parada do Orgulho LGBT de São Paulo acontece desde 1997 na Avenida Paulista e é a maior parada LGBT do mundo. Em 2011, atingiu o recorde de 4 milhões de pessoas no evento. A festa celebra a conquista de direitos e também enfatiza a luta de outros direitos que precisam ser conquistados pela comunidade LGBTQ+ no Brasil e no mundo.
As edições de 2020 e 2021 aconteceram on-line por causa da pandemia do coronavírus, mas este ano ela retorna presencialmente no dia 19 de junho com o tema “Vote com orgulho – por uma política que representa”, para debater acerca do ano eleitoral no Brasil.
2 - São Francisco, Estados Unidos
São Francisco é uma das cidades mais LGBTQ+ friendly dos Estados Unidos e com uma comunidade bem plural e respeitosa, deixando San Franciso Pride cheia de pessoas ao redor do mundo. O evento iniciou na década de 70, como uma consequência do caso de Stonewall, reunindo menos de 40 pessoas.
Atualmente, a grande festa recebe mais de 2 milhões de pessoas. Neste mês, o evento ocorre no dia 26 com o tema “Love Will Keep Us Together”, que em portugês significa "O amor nos manterá unidos".
3 - Toronto, Canadá
O Canadá é um país exemplar em muitos aspectos e um deles é a tolerância. A Toronto Pride ocorre desde 1981 e é um dos eventos mais desejados por quem visita o país no verão. A celebração dos direitos LGBTQIA+ reúne mais de 1 milhão de pessoas todos os anos da comunidade e, neste ano, a Toronto Pride será uma celebração de um mês com eventos presenciais, começando no dia 1 de junho, mas o fim de semana principal será de 24 a 26 de junho, quando acontece a parada.
4 - Madri, Espanha
A Espanha possui uma das paradas mais famosas do mundo. Desde 1978, o evento tem duração de cinco dias seguidos e recebe mais de 2 milhões de pessoas.
Em 2022, a MADO, nome conhecido da festa está de volta entre os dias 1º a 10 de julho, no bairro de Chueca, com palcos na praça de Pedro Zerolo e na Plaza del Rey, na Plaza de Callao e na Plaza de Espanha.
5 - Amsterdã, Holanda
A Canal Parade ocorre desde 1996 na cidade de Amsterdã é a mais diferente dessa lista, pois ela ocorre em cima de barcos em movimento. São vários barcos coloridos a bordo e, após a parada, todas as pessoas vão às ruas e finalizam a noite em bares ou cafés. Este ano, o evento ocorre no dia 6 de agosto.
6 - Tel Aviv, Israel
A Tel Aviv Pride é a maior celebração da comunidade LGBTQIAP+ no Oriente Médio. Um dos destinos mais populares de Israel, a cidade se orgulha por ser um refúgio para os moradores e turistas LGBTQIAP+ na região. Este ano o evento ocorre no dia 10 de junho.
Agora você pode acompanhar o iG Queer também no Telegram! Clique aqui para entrar no grupo. Siga também o perfil geral do Portal iG.