A Parada do orgulho LGBT de São Paulo acontece desde 1997 na Avenida Paulista e é a maior parada LGBT do mundo
Reprodução
A Parada do orgulho LGBT de São Paulo acontece desde 1997 na Avenida Paulista e é a maior parada LGBT do mundo

O mês de junho é mundialmente conhecido como o mês da Diversidade e Orgulho LGBTQIA+. O período recebe muitos eventos, ações e campanhas que servem para comemorar todas as formas de amor, lutar por direitos civis e possibilidades de existir. Em 2022, as Paradas do Orgulho LGBTQIA+ voltam a a acontecer nas ruas em todo mundo.

Para celebrar o retorno, o metabuscador de viagens Kayak criou o Guia “ Experiências Kayak - Viaje com Orgulho ”, que tem como intuito auxiliar visitantes a se prepararem para conhecer as diversas paradas LGBTQIA+ pelo mundo . Além de apontar quais são as tradições e particularidades de cada lugar, o guia também indica atividades para complementar a viagem, hospedagens e até detalhes para curtir ainda mais o momento das paradas. Veja como seis cidades do mundo vão celebrar o orgulho em 2022.

Mês do Orgulho

Junho é escolhido como o mês da Diversidade e Orgulho LGBTQIA+ porque foi no dia 28, do ano de 1969, que houve a Rebelião de Stonewall , onde a população LGBT que estava no bar confrontou a polícia de Nova York que tinha um mandato para fazer a inspeção do Stonewall Inn. O evento foi o marco inicial do movimento LGBTQIA+.

Além disso, o Dia Internacional do Orgulho Gay e Lésbico é comemorado em 28 de junho, data que marca o início do movimento LGBTQIA+ em Stonewall.

Para comemorar os direitos conquistados desde a Rebelião de Stonewall , algumas paradas de orgulho LGBTQIA+ são feitas ao redor do mundo, e o iG Queer traz as seis maioresao redor do planeta.

1 - São Paulo, Brasil

A Parada do Orgulho LGBT de São Paulo acontece desde 1997 na Avenida Paulista e é a maior parada LGBT do mundo. Em 2011, atingiu o recorde de 4 milhões de pessoas no evento. A festa celebra a conquista de direitos e também enfatiza a luta de outros direitos que precisam ser conquistados pela comunidade LGBTQ+ no Brasil e no mundo.

As edições de 2020 e 2021 aconteceram on-line por causa da pandemia do coronavírus, mas este ano ela retorna presencialmente no dia 19 de junho com o tema “Vote com orgulho – por uma política que representa”, para debater acerca do ano eleitoral no Brasil.

2 - São Francisco, Estados Unidos

San Francisco Pride
Reprodução/Instagram
San Francisco Pride

São Francisco é uma das cidades mais LGBTQ+ friendly dos Estados Unidos e com uma comunidade bem plural e respeitosa, deixando San Franciso Pride cheia de pessoas ao redor do mundo. O evento iniciou na década de 70, como uma consequência do caso de Stonewall, reunindo menos de 40 pessoas.

Atualmente, a grande festa recebe mais de 2 milhões de pessoas. Neste mês, o evento ocorre no dia 26 com o tema “Love Will Keep Us Together”, que em portugês significa "O amor nos manterá unidos". 

3 - Toronto, Canadá

Toronto Pride
Reprodução
Toronto Pride

O Canadá é um país exemplar em muitos aspectos e um deles é a tolerância. A Toronto Pride ocorre desde 1981 e é um dos eventos mais desejados por quem visita o país no verão. A celebração dos direitos LGBTQIA+ reúne mais de 1 milhão de pessoas todos os anos da comunidade e, neste ano, a Toronto Pride será uma celebração de um mês com eventos presenciais, começando no dia 1 de junho, mas o fim de semana principal será de 24 a 26 de junho, quando acontece a parada.

4 - Madri, Espanha

Madrid Pride
Reprodução/Instagram
Madrid Pride

A Espanha possui uma das paradas mais famosas do mundo. Desde 1978, o evento tem duração de cinco dias seguidos e recebe mais de 2 milhões de pessoas.

Em 2022, a MADO, nome conhecido da festa está de volta entre os dias 1º a 10 de julho, no bairro de Chueca, com palcos na praça de Pedro Zerolo e na Plaza del Rey, na Plaza de Callao e na Plaza de Espanha.

5 - Amsterdã, Holanda

Canal Parade
Reprodução/Instagram
Canal Parade

A Canal Parade ocorre desde 1996 na cidade de Amsterdã é a mais diferente dessa lista, pois ela ocorre em cima de barcos em movimento. São vários barcos coloridos a bordo e, após a parada, todas as pessoas vão às ruas e finalizam a noite em bares ou cafés. Este ano, o evento ocorre no dia 6 de agosto.

6 - Tel Aviv, Israel

Tel Aviv Pride
Reprodução/Instagram
Tel Aviv Pride

A Tel Aviv Pride é a maior celebração da comunidade LGBTQIAP+ no Oriente Médio. Um dos destinos mais populares de Israel, a cidade se orgulha por ser um refúgio para os moradores e turistas LGBTQIAP+ na região. Este ano o evento ocorre no dia 10 de junho. 

Agora você pode acompanhar o iG Queer também no Telegram! Clique aqui para entrar no grupo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

** Julio Cesar Ferreira é estudante de Jornalismo na PUC-SP. Venceu o 13.º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão com a pauta “Brasil sob a fumaça da desinformação”. Em seus interesses estão Diretos Humanos, Cultura, Moda, Política, Cultura Pop e Entretenimento. Enquanto estagiário no iG, já passou pelas editorias de Último Segundo/Saúde, Delas/Receitas, e atualmente está em Queer/Pet/Turismo.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários