Demi Lovato altera pronomes de preferência no Instagram; ela é uma pessoa não binária
Instagram/Reprodução
Demi Lovato altera pronomes de preferência no Instagram; ela é uma pessoa não binária

Demi Lovato chamou atenção ao incluir os pronomes femininos na bio de seu Instagram, um sinal de que ela prefere ser chamada nos pronomes "ela/dela" além dos pronomes neutros. Demi é uma pessoa não binária e revelou se identificar dessa forma em maio do ano passado .

A artista já havia anunciado que gostaria de ser chamada pelos pronomes neutros. Nos Estados Unidos, os mais comumente usados são "they/them", que é tradicionalmente usado para se referir a um grupo de pessoas e passou a ser adotado por pessoas que se identificam com mais de dois gêneros ou com gênero nenhum. Além de pessoas não binárias , é o caso de pessoas de gênero fluido, gênero não conforme, gender queer entre outras identidades e expressões de gênero.

O fato de Demi ter um pronome de preferência binário (ou seja, “ela/dela” ou “ele/dele”) não faz com que deixe de ser uma pessoa não binária. Isso só demonstra que Demi tem preferência por um dos pronomes binários e se sente mais confortável sendo chamada assim quando alguém não usa os pronomes neutros. Há quem se sinta confortável com o uso de qualquer um dos pronomes. É uma prática comum para garantir que pessoas não binárias se sintam acolhidas e seguras.

Bio do Instagram de Demi Lovato, em que artista afirma se identificar com pronomes femininos e neutros
Instagram/Reprodução - 29.04.2022
Bio do Instagram de Demi Lovato, em que artista afirma se identificar com pronomes femininos e neutros

Em julho do ano passado, Demi chegou a afirmar que, naquele momento, não via problema de as pessoas errarem seus pronomes. Pela mudança até então recente, ela confessou que também se confundia. "É uma grande transição mudar os pronomes que usei durante a vida toda, pode ser difícil lembrar às vezes", afirmou Demi em seu Instagram. No entanto, quando a mudança deixa de ser recente, é considerado um sinal de respeito e validação que pessoas usem os pronomes preferidos por aquela pessoa para que seja referenciada.

No Brasil, são atualmente usados dois pronomes neutros para se referir a pessoas não binárias: "ile/dile" ou "elu/delu". Pessoas pesquisadoras e especialistas no assunto pesquisam sobre qual dos dois pronomes é mais adequado; e também se aprofundam sobre o debate sobre a linguagem neutra no Brasil.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!