Saiba como aplicar maquiagem adequadamente mesmo com barba
Signature/iStock
Saiba como aplicar maquiagem adequadamente mesmo com barba

Para muitos homens que desejam explorar os artifícios da maquiagem e o que eles podem proporcionar, alguns detalhes no meio do caminho são vistos como obstáculos, desde a própria inexperiência até fatores mais concretos como a presença da barba, por exemplo. Ao contrário do que se pensa, é possível fazer uma maquiagem completa mesmo com a forte presença dos pelos no rosto, contudo demanda alguns cuidados específicos tanto para o melhor acabamento da make quanto para a saúde e higiene da barba em si.

Marcos Natã de Almeida, maquiador, ao ser questionado sobre a principal dificuldade para compor uma maquiagem com a presença da barba, pontua a aplicação da base, principalmente porque não se deve aplicá-la na área em que a barba ocupa. Ele pontua também que a concepção da maquiagem masculina como um todo difere da feminina. “A maquiagem masculina, diferente da feminina, vem mais para corrigir certos pontos indesejados, como olheiras, algumas manchas e também o controle da oleosidade. Os homens, em sua grande maioria, gostam de uma maquiagem mais natural e leve. Para aqueles que possuem barba, a maior dificuldade é sempre ter uma bela transição entre a pele e o início da barba, às vezes, deixando muito marcado e mal esfumado”, explica.

Para evitar estes contratempos, o maquiador  Augustin Fernandez dá algumas dicas tanto sobre a base em si quanto o pincel que deve ser utilizado na aplicação para evitar a apresentação muito marcada do produto na pele. “Quando você vai maquiar uma pele com barba, o ideal é usar um pincel duo fiber e base de cobertura leve. O homem pode contornar a barba com a base ou amenizar a aplicação perto dela. Normalmente quem tem os designs mais delimitados, feitos com barbeiro, gosta de contornar a barba com a maquiagem, já os que possuem barbas mais cheias e bagunçadas, optam pelo acabamento mais delicado que não chegue tão perto”, esclarece. 

Além de saber aplicar a base corretamente, é importante que haja todo o cuidado com essa pele para mantê-la saudável de modo que a maquiagem não a agrida muito e, ao mesmo tempo, possa manter-se por mais tempo. Marcos Natã de Almeida enumera o passo a passo para realizar uma boa base de pele para maquiagem. “O essencial para toda maquiagem é saber qual tipo de pele nós temos, assim vamos conseguir melhores acabamentos e resultados. A pele masculina tende a ser mais oleosa e com os poros mais dilatados. Para saber melhor do seu tipo de pele, basta consultar um dermatologista. E para ter uma maquiagem mais duradoura é primordial seguir três passos: limpar, tonificar e hidratar a pele, assim teremos uma base melhor para receber os produtos”, instrui.

(Continue a leitura logo abaixo)

Leia Também

Uma das principais dúvidas acerca dos cuidados com a barba, o rosto e a preocupação com o resultado da maquiagem em si é: a barba interfere na composição como um todo? Augustin Fernandez alega que não, e ressalta ainda que a própria barba, assim como a maquiagem em si, se torna um artifício para ressaltar os aspectos mais bonitos de cada rosto.

“A barba não interfere de modo algum nessa harmonização, pelo contrário, ela faz parte da maquiagem. Por exemplo: se a pessoa tiver um maxilar mais delicado e quiser dar um efeito mais rústico, ela pode manter uma barba mais cheia nesta região”, explica.

Leia Também

Uma vez entendendo como essa característica pode ser usada como aliada, outro ponto que deriva desse contexto são os cuidados com a barba em si, bem como os da pele já discutidos anteriormente. Augustin deixa claro que a pele da barba é totalmente diferente do couro cabeludo, por exemplo, e exige muita atenção na hora de limpar e secar.

“Os cuidados principais são lavar no banho como lavamos o cabelo e secá-la bem. A pele do rosto é muito mais delicada que o couro cabeludo, e quando a barba está muito cheia pode ficar com resíduos de sabão, suor, pele e células mortas. Tudo isso pode gerar espinhas, fungos e micoses, então é muito importante lavá-la devidamente, enxaguar e secar com o secador. Para quem não quer deixar a barba lisa nesse processo, o ideal é usar o secador com difusor ou sem o bico que o acompanha”, esclarece. 

Marcos Natã de Almeida comenta como a procura de homens por cosméticos e cuidados mais específicos com a barba tem aumentado nos últimos tempos, principalmente por questões relacionadas ao bem-estar pessoal, o que inclui a autoestima e a forma como esses homens desejam ser vistos.

“Ao longo desses anos, os homens perceberam que um cuidado melhor com a pele e corpo tende a trazer maiores benefícios a eles, por isso o aumento significativo da procura deles pelo mundo dos cosméticos tem aumentado ainda mais. Eles perceberam que a boa aparência os ajuda em muitas áreas do cotidiano, como a prevenção do envelhecimento, o aumento de autoestima e uma boa imagem para ajudar no marketing pessoal”, alega ele. 

Ainda sobre a presença do público cis masculino neste mundo, o maquiador ressalta a presença do machismo e a constante desconstrução que tem reverberado no meio para arrancar essas amarras.

“Vivemos em uma sociedade onde o machismo sempre foi muito enraizado em nós homens e com as novas gerações esses estereótipos de que isso é para X e isso é para Y tem sido mudado constantemente. Maquiagem é algo que sempre foi usado pelos grandes galãs desde muito tempo e que ganhou popularidade entre os homens recentemente”, conclui Marcos Natã de Almeida.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários