Saiba quais são os recursos que o lápis de olho oferece para a maquiagem do dia a dia
iStock
Saiba quais são os recursos que o lápis de olho oferece para a maquiagem do dia a dia

Para quem está começando a adquirir o hábito de se maquiar e gosta de destacar os olhos, o lápis é uma excelente opção que dá margem para os iniciantes testarem o que mais gostam e o que mais funciona dentro das habilidades que possuem. Artistas como Jared Leto, Adam Lambert, Bill Kaulitz e Billie Joe Armstrong já apareceram diante das câmeras usando e abusando dos lápis de olho para compor o visual e apresentar novas formas de explorar a maquiagem e a própria beleza em si.

Dentro desse mar de possibilidades, começar do início é sempre a melhor forma de se habituar aos recursos e ganhar confiança. Para a maquiadora Thatiany Klak, maquiadora da Rede Expert Beauty Center, a forma mais básica e simples de utilizar o lápis de olho é no contorno da linha d’água. 

“O lápis de olho é um dos itens mais fáceis de ser passado quando a ideia é marcar a linha d'água. Uma dica para quem tem sensibilidade nos olhos ou dificuldade em aplicar seria puxar a parte inferior dos olhos com a outra mão, facilitando o deslizamento do lápis”, instrui ela. A maquiadora também destaca que, apesar dessa proposta mais simples, o lápis também pode ser utilizado de outras formas. 

“O lápis também pode ser usado como efeito de sombra. Você pode aplicar ele na pálpebra toda e depois vir com um pincel e ir esfumando até ficar um acabamento bonito”, sugere. A versatilidade do recurso permite que quem é novo no que diz respeito à maquiagem possa, aos poucos, tentar aplicar o lápis de todas as formas possíveis até conseguir um resultado ou um estilo que de fato agrade. 

Francine Couto, do RIRO Salon, também maquiadora, comenta que, além de poder ser aplicado em diferentes regiões dos olhos, o lápis também pode fugir do preto ao qual a maioria das pessoas está habituada e vagar por uma paleta variada de cores para atender demandas mais específicas. 

“Acho que quem está a fim pode brincar com isso [o lápis de olho]: aplicar como delineador e embaixo da linha d’água dos cílios e usar um pincel de sombra para esfumar. Existem milhões de possibilidades. Quem quiser um efeito mais natural pode usar um lápis marrom, ou quem prefere brincar com as cores, existe uma infinidade de lápis coloridos para experimentar. O lápis é muito democrático; quem não tem muita prática em usar maquiagem sempre opta por ele porque o lápis é mais fácil de aplicar e, caso a pessoa erre, é mais simples de limpar também”, explica. 

Leia Também

Leia Também

Leia Também

Sobre o uso adequado das cores, a maquiadora Paula Mitunari diz que é possível escolher lápis coloridos para o dia a dia, sendo que alguns têm o efeito específico de abrir o olhar para não deixar a maquiagem tão pesada, mas ao mesmo tempo é importante se permitir sair um pouco do tradicional e tentar combinações diferentes.

“Existem muitas cores que supercombinam com o dia a dia. Um lápis de cor mais clara vai abrir o olhar, por exemplo, e você consegue utilizar os coloridos também sem deixar que fique muito pesado, basta você se permitir a ousar um pouco mais. Se permita explorar esse mundo maravilhoso que a maquiagem traz, não tenha medo e se jogue nas cores”, indica ela. 

Thatiany chama a atenção para o fato de que diferentes tons de pele naturalmente combinam mais com cores específicas de lápis, o que é muito importante manter em mente para garantir que a composição funcione como um todo. Apesar disso, ela também pontua que essas orientações não são regras absolutas, ou seja, é uma boa forma de se nortear, mas testar todas as possibilidades ainda é a melhor maneira de descobrir o que realmente funciona e o que não funciona de jeito nenhum. 

“Peles mais claras podem investir nos tons lilás, rosa, azul e laranja, já nas peles escuras combinam melhor o roxo, amarelo, o laranja e azul. Nas mulheres negras, tons azul, amarelo e laranja. Para pessoas amarelas, os tons verde escuro, violeta e azul escuro. Vale relembrar que não é uma regra e cada tom de pele pode combinar com paletas diferentes. Hoje em dia temos muitas cores de lápis, podemos usar e nos jogar. Está super em alta fazer um delineado colorido, podendo usar apenas ele ou também na linha d'água. Sem contar o efeito esfumado que também pode ser feito com o lápis”, orienta. 

Ao ser questionada sobre algum erro comum que pode comprometer a qualidade do resultado final na aplicação do lápis, Thatiany cita o uso de produtos que não são à prova d’água ou que não estão em condições ideais para uso, pois, além de dificultar o uso do recurso, o efeito não fica como esperado. 

“Um dos erros que pode atrapalhar a maquiagem seria não usar um lápis à prova d'água para durar, visto que o olho pode lacrimejar ou borrar e ele [o lápis] tem uma facilidade maior de borrar e ter uma durabilidade menor, sendo que o ideal seria que ele permanecesse intacto por horas. Outro erro seria usar um lápis ressecado, com a ponta dura, pois dificulta a aplicação e também pode não dar o mesmo efeito, ficando com a cor apagada”, finaliza.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!