Capa do livro 'LGBT+ na Luta – Avanços e Retrocessos', de Laura A. Belmonte
Divulgação
Capa do livro 'LGBT+ na Luta – Avanços e Retrocessos', de Laura A. Belmonte


O livro "LGBT+ na Luta – Avanços e Retrocessos", de Laura A. Belmonte, lançado no Brasil pela Editora Contexto, traz um panorama impressionante da história do movimento pelos direitos das pessoas LGBT+, além de identificar que, mesmo diante de conquistas e avanços, há ainda muitas barreiras a serem rompidas.

Na apresentação, Luiz Mott, professor titular de Antropologia aposentado na Universidade Federal da Bahia, fundador e presidente do Grupo Gay da Bahia, destaca que o livro foi baseado em pesquisas aprofundadas em bibliotecas e arquivos dos Estados Unidos e da Europa , incluindo os acervos de importantes instituições LGBT+.


O professor ainda aponta que os principais momentos, as tendências e os atores que contribuíram significativamente para a construção dos direitos humanos das pessoas LGBT+ são apresentados de forma clara e objetiva no livro.

Ao longo da obra, a autora responde importantes perguntas: quais foram e estão sendo os principais desafios dessa população? Como os avanços aconteceram, quais estratégias de luta foram adotadas e quais foram bem-sucedidas? Em quais países houve maior avanço – institucional e na prática – e como?

Trata-se de uma obra fundamental sobre os direitos humanos da população LGBT+ e que, como reforça Mott, “irá ajudar na construção de um novo mundo a que todos aspiramos, conferindo aos milhões de LGBT+ também do Brasil a tão desejada igualdade cidadã: ‘direitos iguais, nem menos nem mais!’”.

Repercussão internacional

capa de livro
Divulgação

'LGBT+ na Luta — Avanços e Retrocessos', de Laura A. Belmonte, é publicado pela Editora Contexto

"A abrangente narrativa de Belmonte sobre o movimento internacional pelos direitos LGBT nos força a fazer novas e importantes perguntas e desloca nossa atenção para processos e tendências globais que não conhecem limites nacionais", afirma Julio Capó, Jr., diretor adjunto do Laboratório de Humanidades Públicas Wolfsonian da Universidade Internacional da Flórida, EUA.

"Belmonte leva seus leitores a uma jornada eletrizante de amor, perda, dor e alegria" — resenha do London School of Economics Review of Books (mais informações neste link ).

"A narrativa clara e envolvente de Belmonte sobre campanhas transnacionais pelos direitos LGBTQ desde meados do século XIX [19] até hoje é uma maravilhosa introdução ao alcance crescente do movimento e um lembrete essencial das fragilidades de seus sucessos nestes tempos de crescente homonacionalismo e populismo autoritário ao redor do mundo" — Mark Philip Bradley Bernadotte E. Schmitt, professor de História da Universidade de Chicago, EUA

"Em 'LGBT+ na Luta – Avanços e Retrocessos', Laura A. Belmonte oferece o relato mais autorizado até o momento da luta queer pelos direitos humanos em uma perspectiva transnacional [...] Esta história cativante lembra que, ao avançarmos, precisamos redobrar dois imperativos. Devemos continuar a advogar pelos direitos LGBTQ+ em todo o mundo. Ao mesmo tempo, devemos garantir a plena inclusão e equidade de todos as pessoas queer em nossas comunidades, enquanto trabalhamos para evitar que os direitos queer sejam usados como estratégia para oprimir outros povos marginalizados" — Bryant Ragan, diretor executivo da Sociedade de Estudos Históricos Franceses do Colorado College, EUA.

Quem é Laura A. Belmonte?

Laura A. Belmonte é uma das fundadoras do programa de Estudos de Gênero e Mulheres na Oklahoma State University, nos EUA.
Arquivo pessoal
Laura A. Belmonte é uma das fundadoras do programa de Estudos de Gênero e Mulheres na Oklahoma State University, nos EUA.


Historiadora, Laura foi uma das fundadoras do programa de Estudos de Gênero e Mulheres na Oklahoma State University (EUA), onde atuou como docente. Também é cofundadora da Freedom Oklahoma, uma organização estadual de defesa dos direitos LGBT+.

Atualmente, é reitora da Faculdade de Artes Liberais e Ciências Humanas do Instituto Politécnico e Universidade Estadual da Virgínia, EUA, na qual atua como professora de História.

Ficha técnica


Título:  "LGBT+ na Luta – Avanços e Retrocessos"
Autora: Laura A. Belmonte
Tradução: Alcebiades Diniz Miguel
Editora: Contexto
ISBN: 978-65-5541-398-4
Páginas: 320
Preço:  R$ 79,90.  Compre neste link.

Acompanhe o iG Queer também nas redes sociais:  Instagram , X (Twitter)  e  Facebook.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia?  Clique aqui e faça parte o nosso canal no WhatsApp.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!