A pesquisa também foi realizada em 2020 e 2022
Reprodução/Halfpoint
A pesquisa também foi realizada em 2020 e 2022


O mais recente estudo conduzido pela startup Blend Edu, intitulado “Panorama das Estratégias de Diversidade no Brasil 2023 e tendências para 2024”, revelou dados promissores sobre o cenário da diversidade nas empresas brasileiras.

Aplicado junto a 102 companhias, de diferentes portes e que possuem programas de diversidade, o levantamento indicou que há um contínuo avanço nessa área.

Em 2023, 72% dessas empresas declararam possuir uma área específica e dedicada para a gestão da diversidade e inclusão. Nas edições da pesquisa de 2022 e 2020, o índice era de 71% e 64%, respectivamente.

Outro dado coletado pela pesquisa é o fato de 83% das corporações destinarem recursos específicos para ações de D&I, um avanço de 16 pontos percentuais em relação à edição de 2020.

Entre as empresas com até 99 funcionários, houve um avanço expressivo: 85% delas informaram ter orçamento dedicado à temática, um salto de 18 pontos percentuais comparado à edição passada, quando 67% apontaram o mesmo cenário.

O estudo foi realizado a partir dos dados de inscrição das empresas para o Prêmio Diversidade Em Prática, que buscou mapear e reconhecer os cases mais inovadores do ambiente corporativo na área em 2023.

Outras descobertas


Assim como observado nas edições anteriores, a nova pesquisa da Blend Edu constatou que os cinco recortes sociais mais trabalhados pelos programas de diversidade do mercado corporativo continuam sendo: 

  • Gênero (95%);
  • Raça (89%);
  • Comunidade LGBTQIAPN+ (87%);
  • Pessoas com deficiência (81%);
  • Geração (46%).

O levantamento constatou ainda que as organizações afirmam que o principal objetivo dos programas de D&I é a construção de uma cultura inclusiva junto aos colaboradores (71%). O dado, no entanto, teve uma ligeira redução em comparação com a última edição, cujo índice era 77%.

Em paralelo, foi verificado um crescimento gradual na parcela de empresas que agora enfatizam como o principal objetivo a potencialização dos resultados do negócio. Esse número subiu de 10% em 2020 para 12% em 2022, alcançando 16% na pesquisa mais recente, tornando-se a segunda opção mais selecionada.


Ações concretas


Já entre as ações mais utilizadas entre os programas de D&I, o relatório aponta que a atração e recrutamento de talentos diversos voltaram a crescer nas organizações nesta edição de 2023, com 85% das respostas — o percentual era de 80% em 2020 e 75% em 2022.

Além disso, a pesquisa observou que 88% das empresas afirmam realizar pesquisas de censo de diversidade junto aos colaboradores, um crescimento de 20% comparado a 2020.

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