Catherine Bond e Jane Pearse se tornaram o primeiro casal homoafetivo a receber a bênção da igreja anglicana, em uma cerimônia que ocorreu no último domingo (17), em Felixstowe, na região de Suffolk, na Inglaterra. O casal se ajoelhou diante do cônego Andrew Dotchin, que celebrou o “amor e amizade” entre as duas, na Igreja de São João Batista.
“Agradecemos por Catherine e Jane, pelo amor e amizade que compartilham, e pelo compromisso que demonstram ter uma com a outra ao comparecerem diante de Vós neste dia, confiando em Vós enquanto guardião de toda a bondade, fortalecendo o seu amor com o Seu amor e alegrando os seus corações com a Sua alegria”, afirmou o padre.
“Foi uma oportunidade para sentirmos o nosso amor e a nossa relação serem abençoados neste edifício. Sinto que é curativo, é inclusivo e quero encorajar outros casais do mesmo sexo a chegarem-se à frente, para saberem que a Igreja de Inglaterra os ama”, disse Jane ao portal ITV News, que transmitiu a cerimônia.
A união entre casais homoafetivos foi aprovada pela Câmara dos Bispos em fevereiro de 2023, após debate que durou mais de oito horas, em dois dias, porém a decisão entrou em vigor apenas no último domingo.
Nas redes sociais, internautas questionam a necessidade de casais LGBTQ+ de terem sua união reconhecida por uma religião que, geralmente, os condena.
Acompanhe o iG Queer também nas redes sociais: Instagram, X (Twitter), Facebook e Comunidade no Whatsapp.