Spadina Banks, Rainha Loulou, Valerie O’rarah, Ferah Sunshine, Dandara e Barbárie Bundi
Divulgação
Spadina Banks, Rainha Loulou, Valerie O’rarah, Ferah Sunshine, Dandara e Barbárie Bundi

A potência da arte  drag dará vida a personagens invisibilizadas da história da Bahia no “Drags da Independência”, projeto que realiza diversas ações em  Salvador entre os meses de novembro e dezembro de 2023. 

A proposta, idealizada pela drag queen baiana Spadina Banks e realizada pela DAN Território de Criação, reúne, além de Spadina, as artistas Barbárie Bundi, Ferah Sunshine, Valerie O’rarah, Rainha Loulou e Dandara em um programa de ações que começam com a terceira edição da Escola de Drags, passando por recital, espetáculo e que terminam com um cortejo performático aberto, realizado no centro da cidade, em dezembro.

“Drags da Independência” reconta a história da independência da Bahia com narrativas LGBTQIAP+ , celebrando a força da arte drag, vertente artística que historicamente se traduz em um ato político por respeito, inclusão, representatividade e reconhecimento de direitos. Sem saírem do papel ativistas, as drag queens têm permeado a cultura contemporânea. 

Com direção de Barbárie Bundi e dramaturgia de Daniel Arcades, o espetáculo une performance drag, artes cênicas e dublagem para resgatar personagens esquecidos da história da Bahia. Serão oito apresentações, de 7 a 10 e 14 a 17 de dezembro, de quinta a domingo, sempre às 21h.

O espetáculo apresenta fragmentos de texto, poesias e dublagem com as drags protagonizando a recriação dessa narrativa histórica. Em cena, elas questionam a ausência de personagens LGBTQIAPN+ nos registros oficiais e investigam figuras esquecidas, enquanto trazem à tona personagens históricas como Maria Felipa, Maria Quitéria e Joana Angélica.

Recital “Drags na História”

Desafiando as fronteiras do ensino tradicional, o recital leva a arte drag queen para as escolas, como uma poderosa ferramenta de transformação. Em dezembro, a dupla Barbárie Bundi e Spadina Banks entra no ambiente escolar com um recital poético que lança outro olhar para a narrativa da Independência da Bahia e, por consequência, do Brasil.

O espetáculo apresenta fragmentos de texto, poesias e dublagem com as drags
Adeloya Ojúbara
O espetáculo apresenta fragmentos de texto, poesias e dublagem com as drags

Serão duas apresentações, uma no Colégio Estadual Professor Nelson Barros e uma no Colégio Estadual Alaor Coutinho, com coordenação pedagógica do ator e educador Antonio Marcelo e dramaturgia de Daniel Arcades. O recital se torna uma janela para uma perspectiva alternativa da história, destacando personagens que foram sistematicamente negligenciados nas páginas oficiais dos registros históricos. Focando especialmente nas narrativas negras, indígenas e LGBTQIAPN+, a intenção é trazer à luz vozes e histórias que por muito tempo foram silenciadas.

Cortejo “Em Busca das Caboclas do Centro”

O cortejo “Em Busca das Caboclas do Centro" coroa as ações do projeto “Drags da Independência” no dia 17 de dezembro, saindo da Praça Castro Alves e percorrendo a Avenida Carlos Gomes. Convocando todas as artistas participantes do projeto, outras drag queens da cena soteropolitana e apreciadores da arte drag, destacando a contribuição significativa da Rua Carlos Gomes na formação e expansão da cultura LGBTQIAPN+ na Bahia. A ação é uma manifestação artística que comemora a diversidade, o orgulho e a resistência da comunidade LGBTQIAPN+.

SERVIÇO

Espetáculo “Drags da Independência”

Data: 7 a 10 e 14 a 17 de dezembro, de quinta a domingo
Horário: 21h
Local: Carmén Lounge Bar — Rua Carlos Gomes, 860 — Centro — Salvador, Bahia

Cortejo “Em Busca das Caboclas do Centro”

Data: 17 de dezembro (domingo)
Local:  Saída Praça Castro Alves — Salvador, Bahia
Horário: 17h 
Gratuito 

Agora você pode acompanhar o iG Queer também no  Instagram!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!