Matthew James Lent é intérprete da drag queen Pearl, vice-campeã da 7ª temporada de
Reprodução/Instagram 10.08.2023
Matthew James Lent é intérprete da drag queen Pearl, vice-campeã da 7ª temporada de "RuPaul's Drag Race"

A drag queen Pearl compartilhou uma mensagem de arrependimento nesta quinta-feira (10) depois de ser  acusada de praticar blackface em um post em sua rede social. No texto, ela explicou que não tinha intenção de reproduzir a tonalidade de pele de uma pessoa preta, mas sim de deixar um bronzeado semelhante ao que Britney Spears usava nos anos 2000.

"O personagem que postei esta manhã não era para se parecer com nenhum outro tom de pele que não fosse o meu. Ela [personagem] é loira platinada, olhos azuis e deveria ter o bronzeado Britney dos anos 2000", disse.

Em seguida, Matthew James Lent, intérprete de Pearl, também avisou que excluiu as imagens de sua conta no Instagram para que mais pessoas não se sintam ofendidas pelas imagens de blackface.

"Eu certamente não queria machucar ninguém e me absterei de usar qualquer tipo de bronzeado ao criar personagens no futuro. Eu removi o post para não continuar ofendendo as pessoas."

A prática de pintar o rosto e o corpo com tonalidades de pele mais escuras é considerada racista porque consiste em uma pessoa não negra se caracterizar como tal. Acredita-se que este tipo de maquiagem tenha começado a ser usada por volta de 1830, nos Estados Unidos, quando o país estava deixando de escravizar pessoas pretas. Essa era uma forma da população branca usar estereótipos de forma negativa a fim de dizer que os negros eram incapazes de viver com os direitos democráticos de liberdade.

Nas imagens, Pearl aparece vestida como a boneca Skipper, contudo, Matthew pintou sua pele para parecer mais escura: "Skipper está crescida agora", escreveu a drag queen na postagem. Veja as fotos:

O reality brasileiro “Caravana das Drags”, do Amazon Prime Video, comandado por  Xuxa  e Ikaro Kadoshi, também contou com um  episódio de blackface, que rendeu a eliminação da queen que realizou a prática.

Chandelly Kidman foi expulsa do programa após realizar o blackface durante um mini desafio, chamado de "close" no programa. A drag já havia se caracterizado com elementos da cultura negra anteriormente durante a competição, e havia sido alertada pelas outras queens da problemática das ações.

Agora você pode acompanhar o  iG Queer também no Instagram!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!